Contraponto

Meio Ambiente: Plano Municipal

2º Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo

Os jornalistas Heródoto Barbeiro (do R7, Record News e Nova Brasil FM) e Miriam Leitão, (desde 1991 nas Organizações Globo) terão participação especial no lançamento marcado para a próxima terça-feira, 7, – Dia Nacional da Liberdade de Imprensa – da 2ª edição do Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo, promovido pela Associação Catarinense de Imprensa. O evento, às 17h, terá formato híbrido, com realização no auditório da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), junto a sede da FECAM, em nossa capital.

 

Santos de Mengálvio, o melhor da história

Reunindo 10 equipes que brilharam pelo mundo desde a década de 40 até a atualidade, a lista tem apenas um time fora da Europa: justo o Santos FC, de 1962, onde estava o lagunense Mengálvio Figueiró, em companhia de Pelé, Coutinho e Pepe.

 

Meio Ambiente: Plano Municipal

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho e tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente. É também uma oportunidade para apresentar  os cuidados fundamentais que devem ser adotados.

Conduzido pela FLAMA- Fundação Lagunense do Meio Ambiente, foi formado um grupo de trabalho para desenvolver o Plano Municipal da Mata Atlântica de Laguna, logo a construção de uma política pública fundamental para o nosso desenvolvimento sustentável.

O plano cumprirá, de forma coletiva, quatro objetivos: definir as áreas remanescentes e diagnóstico da Mata Atlântica, encontrar as principais causas de desmatamento da vegetação da cidade, além de estabelecer as áreas e ações prioritárias para recuperação e preservação do bioma.

A terra de Anita possui 7.756 hectares de Mata Atlântica, o equivalente a 10 mil campos de futebol, representando somente 23% da mata original do município, conforme números divulgados pela Fundação SOS Mata Atlântica.

 

Praça abandonada

Há algum tempo, acompanhamos reclamação dos moradores da área da Praça Seival, inclusive com movimentos para colocar um fim nos eventos ali realizados.

No fim de semana, qual não foi a nossa surpresa, quando ao passarmos pela praça, podemos conferir o seu estado de abandono, com trechos sem pavimentação e peças quebradas de paver.

Sem contar que ali ao lado, os dejetos trazidos pelo rio Tubarão, ainda continuavam expostos, com ares de “cidade arrasada”. Menos ruim que na segunda-feira, 30, o prefeito Samir disse que só na sexta, 27, havia conquistado o devido licenciamento da Fundação (Lagunense) do Meio Ambiente.

 

Bandeira azul

29 praias e 11 marinas de SC serão recomendadas para avaliação do Júri Internacional, no Programa Bandeira Azul, todas de Florianópolis para cima.

São praias excessivamente limpas, sem presença de sujeira e cachorros, o que convenhamos, pelo menos, até aqui, não teríamos qualquer chance. É lamentável, mas é verdade.

 

Covid em Laguna

A desgraçada Covid-19, que tinha amenizado um pouco, voltou a crescer na cidade, aliás colocando-a na cor vermelha. Se o mês de maio, até a terça-feira, 31, fechou com 341 casos confirmados, antes, abril havia contabilizado 88 e março 243. Em tratamento eram 98, mas sem registro de mortes.

Deixe seu comentário