Profissional em destaque

Luana Machado

Há 29 anos atuando como funcionária do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, Luana Machado compõe o time de profissionais da importante entidade. Mãe de Vitor, Vinicius e Lara, casada com Luismar Zeferino, a focalizada que atende na farmácia hospitalar, mais especificamente na função de auxiliar, conta aos leitores o que mais lhe realiza na profissão: “Amo o que faço. A dispensação de medicamentos, receber os materiais, conferir, fracionar, tudo que diz respeito a rotina do meu serviço me fascina”.
Sobre as características essenciais para quem atua na área, aponta: “Acho que é preciso antes de tudo muita responsabilidade e comprometimento, além de estar atenta e aberta a aprender a todo instante”.
É na troca com os colegas, no seu dia a dia, que ela aprimora seus conhecimentos: “Costumo dizer que aprendo muito com os mais novos, com os funcionários que estão chegando. Tenho muita experiência para transmitir, mas acho que ninguém sabe o suficiente que não possa aprender algo novo”.
Sobre os desafios enfrentados, a instabilidade financeira do hospital é o maior deles: “Lidar com os salários atrasados é muito angustiante. É preciso paciência”.
Quando o assunto são as alegrias que o serviço proporciona, a avó de Arthur elenca inúmeras: “Tenho a oportunidade de trabalhar em lugar que gosto. Somos uma grande família e o convívio com os colegas é gratificante, além claro, da oportunidade de ajudar ao próximo através do meu ganha pão”.
Como não poderia deixar de ser, o tema Coronavírus também esteve na pauta de nossa entrevista: “Confesso que quando soube das notícias, não imaginava que o vírus chegasse dessa forma ao Brasil. A medida que foi se disseminando, fiquei alerta, mas recebi o suporte do hospital, através de palestras, orientação da equipe de enfermagem e utilização dos equipamentos de proteção. Foram pontos essenciais que me deixaram mais tranquila. É preciso tomar todo cuidado necessário, mas tenho fé que tudo vai dar certo. Nossa família hospitalar é corajosa e muito persistente! Tenho certeza que vai passar, os atendimentos necessários serão realizados e tudo ficará bem”.

Deixe seu comentário