Profissional em destaque

Juliana Fagundes de Carvalho

Natural de Porto Alegre, Juliana Fagundes de Carvalho viu seu interesse pela Pedagogia despertar ainda na adolescência. Atualmente respondendo como diretora na Escola Elizabeth Arantes, o CAIC, a filha de dona Maria de Fátima e de “seo” Vilson não pensou duas vezes ao ser colocada diante da empreitada: “A possibilidade de assumir o cargo surgiu como um verdadeiro desafio, o qual assumi ciente de minhas responsabilidades e no compromisso de fazer o meu melhor pela comunidade escolar que eu represento”, avalia.
Com licenciatura em Letras Português/Inglês e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa e Ensino de Ciências e pós-graduanda em Gestão Escolar e Diversidade e Gênero na Escola, a focalizada explica um pouco de sua rotina: “Diferente do que a maioria das pessoas pensa, meu contato é diretamente com os alunos e professores, desenvolvendo todas as atividades com apoio da minha equipe de gestão. Nossas ações diárias vão do controle de merenda e material até a organização e acompanhamento das práticas pedagógicas. Não tenho um dia igual ao outro, nem pessoas iguais, contudo, prezamos pela sistematização nas tomadas de decisão, sempre buscando a eficiência no trabalho”, avalia.
Quando questionada sobre o que mais gosta na área em que atua, deixa explicito: “O meu trabalho se torna o melhor de todos no momento em que percebemos que nossos alunos estão aprendendo, não nos resumimos a conteúdos programáticos e currículos fechados, buscamos formar cidadãos de verdade. Vejo que hoje um dos maiores desafios em qualquer emprego é articular sujeitos e saberes em prol da eficiência do trabalho”.
Com 11 anos de carreira, ela avalia os requisitos para quem lida diretamente com a área da educação: “Comprometimento. Ainda que se saiba que trabalhar na educação de crianças, jovens e adultos é algo que exige muito, contudo, aquele que se propor em fazê-la deve estar ciente de que o poder maior de mudança social está na escola e em sua comunidade”.
Nas horas de folga é na companhia da família, curtindo Laguna, que Juliana procura estar: “Momentos familiares são inigualáveis, ainda mais nesta terra abençoada. Sou a típica lagunista”, brinca.
Para o futuro, a vida pessoal e profissional são planejadas de forma bem equilibrada: “Estou pensando em aumentar a família, quem sabe em breve, e no campo do trabalho quero me aperfeiçoar cada vez mais, pois entendo que a minha formação é o bem mais poderoso no meu campo de trabalho”, finaliza.

Deixe seu comentário