Letícia Zanini

Ano novo e agora?

Estamos há um dia do fim de 2016, encerrando mais um ciclo, e agora? O que de fato muda? Dormimos em 2016 e pasmem, acordamos em 2017, e agora? Todos os anos repetimos o mesmo ritual e como consequência, nos vemos ali, pulando ondas, fazendo promessas, colocando expectativas em mudanças que ainda não aconteceram mas que você as deseja com todas as suas forças. E agora? Isso mesmo, e agora, o que você vai fazer de diferente neste novo ciclo?
Para responder a pergunta acima, comece fazendo um análise crítica do ano que passou, pense em todas coisas que lhe aconteceram e quais foram suas atitudes diante delas. Você agradeceu? Você compartilhou, o que você fez com todo o acontecimento positivo diante de seus olhos? Claro que nem só de coisas positivas vivemos e por falar nisso, você consegue elencar as situações desagradáveis e, principalmente, os aprendizados que você teve nestas situações? Sim, aprendemos com os erros também ,aliás, passado e erro só tem uma função, gerar aprendizado.
Como diria Charles Spurgeon, “se você não está contente com o que tem, ainda não estaria satisfeito se tivesse o dobro”. Por isso, começar refletindo pode ser um grande aliado para avaliar o que realmente precisa para seu futuro. Olhar para 2016 com consciência de tudo o que lhe trouxe pode ser crucial para fazer você perceber que não há mais nada o que pedir, apenas manter o que conquistou e isso vale tanta para sua saúde quanto para seus bens. Ou, perceber que você pode ser uma daquelas pessoas que estão sempre insatisfeitas, que querem sempre mais e até mesmo nem sabem dizer o que é este mais.
Sinto muito em talvez até lhe frustrar ,caro leitor, mas uma coisa é certa, se você não fizer algo diferente em 2017 nada será diferente de 2016. Portanto, se quiseres de fato um novo ano, tenha novas respostas, novos comportamentos, isso sim irá lhe garantir um 2017 promissor, com boas expectativas de mudanças. Quer emagrecer no próximo ano? Coma corretamente! Quer ser promovido? Dedique-se mais, faça bons cursos, estude, leia mais. Quer ter mais qualidade de vida? Organize seu tempo, inclua atividade física em sua rotina! Quer realizar a viagem dos seus sonhos? Faça um planejamento financeiro, tenha consciência que terá que abrir mão de algumas coisas para realizar seu sonho.
Resumindo, não existe milagre, no ano novo, queira ser diferente, isso significa fazer coisas distintas das feitas até o momento, isso irá garantir que no final do próximo ano sua lista de desejos sejam diferentes da que você programou neste ciclo que se encerra. Intenção sem ação não nos ajuda a evoluir, o segredo está no fazer. Vamos entrar em ação no ano novo? Feliz 2017!

Por:
Letícia Zanini
Master Coach, Psicóloga e Diretora da Perfil Dois Coaching e Assessoria. É instrutora do Curso de Formação de líderes Coach Smart e Formação de Coaches by Creative Learning Institute.

Deixe seu comentário