Gabriela Pedroso

O que você não está enxergando?

Uma das coisas que eu mais gosto no meu trabalho hoje é a possibilidade de despertar as pessoas para alternativas que elas provavelmente não observariam. Seja uma opção de carreira, um olhar diferente sobre um assunto ou até mesmo ações específicas para desenvolver um negócio ou serviço, muitas vezes as pessoas estão presas a um padrão de pensamento linear que as impede de enxergar o que, para outros, pode ser simplesmente óbvio.
Você pode estar perguntando: Como o quê, por exemplo? Deixa eu explicar melhor então. Uma das coisas que eu percebi é que muitas pessoas limitam suas alternativas profissionais à geografia, só que isso não faz mais sentido. Principalmente se, de alguma forma, você pode tornar a sua presença física ao menos parcialmente desnecessária dentro da sua área de atuação. Um professor não precisa obrigatoriamente estar em sala de aula. Um consultor não tem porque estar na sala de reuniões da empresa, e provavelmente você pode ter alguma alternativa para não se limitar geograficamente à sua região.
Outra constante que eu percebo é que as pessoas acreditam que sabem as suas opções, mas na verdade focam apenas no que está dentro da sua “zona de conhecimento”. Mais um exemplo: A maioria das pessoas não sabe que é possível ganhar dinheiro através do google e youtube. Ou ajudando as pessoas a organizarem as suas casas. Ou criando vitrines incríveis para lojas. Quando simplesmente não se sabe que aquilo é uma possibilidade, dificilmente será considerado como uma alternativa. Para isso curiosidade é fundamental, para explorar e questionar o que consideramos como padrão. Talvez você tenha uma mina de ouro nas suas mãos hoje, mas nunca parou para pensar que isso pode se tornar um negócio ou uma carreira.
Para completar o mapa do que não está sendo visto ainda, preciso mencionar o que ainda não está claro para muitos: Não existe diferença entre mundo físico e mundo digital, e isso vai ficar cada vez mais evidente nos próximos anos. Se você for uma pessoa que se diz “analógica”, ou que não entende muito de tecnologia, eu sugiro fortemente que você procure esses conhecimentos o mais rápido possível. Contrate um coach, um consultor ou faça cursos você mesmo. Existe todo um mundo a ser explorado, e você está perdendo tempo e dinheiro limitando a sua vida e os seus negócios ao “mundo físico”.
Você não precisa acreditar em mim. Basta prestar mais atenção à sua volta e ver o quanto é possível utilizar a criatividade para reinventar o que parece comum. Talvez nada do que eu tenha falado hoje faça sentido para você. Talvez você não se sinta empacado, perdido ou desatualizado. Talvez você não esteja pensando em mudar de carreira, procurando maneiras de conseguir clientes ou tentando descobrir como você se encaixa em um mundo que gira a, literalmente, 1675 km/h. Ou talvez seja exatamente o contrário. Talvez esse artigo tenha atingido você em cheio bem em um momento em que essas dúvidas e questionamentos estão passando pela sua cabeça. E a minha pergunta para você é: O que você vai fazer? O que você ainda não está enxergando?

Gabriela Besen Pedroso – www.gabrielapedroso.com.br

Deixe seu comentário