Gabriela Pedroso

O importante é você

Nesse artigo de hoje eu quero compartilhar uma das lições mais valiosas que eu aprendi nos últimos dois anos. E por que dois anos? Simplesmente porque foi o período em que eu mais tive a oportunidade de aprender e entender como a cabeça das pessoas funciona, saindo da perspectiva de consumidora para produtora. Acredite, entender essa lição que eu vou compartilhar com vocês fez e fará toda a diferença para mim e para você – principalmente se você mudar o seu modo de agir a partir dessa conversa. Prepare-se para uma revelação impressionante – que não é tão impressionante assim: As pessoas estão mais interessadas nelas mesmas do que em você.
Por favor, não me leve a mal. Eu não estou tentando te sacanear ou dizer que você não tem valor. Aliás, com certeza você tem muito valor – o problema é que a maioria das pessoas não tem a mínima disposição de ficar ouvindo os outros falarem de si mesmos o tempo todo. Vamos supor que a minha coluna fosse um eterno enaltecimento da minha pessoa: Parágrafos e parágrafos falando sobre a minha história, a minha rotina, como eu sou isso ou aquilo. Sério… você já teria enchido o saco e parado de ler, certo? Não vou mentir: no começo até achei que ouvir a minha história seria interessante para você, e talvez em doses pequenas até seja, mas em um ponto eu percebi que você não lê a minha coluna por minha causa ou alguma qualidade minha, mas pelo que ela faz VOCÊ sentir.
Beleza. E quais são as implicações práticas disso? Bom, a primeira delas é que se você quer contar a sua história para todo mundo o tempo todo e monopoliza as conversas de bar, provavelmente você é considerado um chato. A segunda é que, ao perceber essa realidade, você começa a ouvir mais, e a partir disso você também ajuda mais. E sabe o que acontece quando você ajuda os outros a resolverem seus problemas e se sentirem ouvidos? Eles passam a gravitar ao seu redor… e do seu produto… e do seu serviço. Eu sei, colocar-se no lugar do outro é muito difícil – afinal, vai totalmente contra a nossa natureza. Porém, assim como todo hábito, prestar atenção no outro é um exercício diário, que certamente ajudará a abrir muitas portas para você.

Gabriela Besen Pedroso – www.gabrielapedroso.com.br

Deixe seu comentário