Gabriela Pedroso

Chega de mimimi

Essa semana eu ouvi algo interessante de um treinador norte americano. Ele disse o seguinte: Uma das mais raras e preciosas formas de energia é a força de vontade. E por que rara? Porque temos apenas uma pequena dose por dia, e mesmo assim a desperdiçamos. Você gasta um pouco dela a resistir a um doce, ao ficar indeciso e confuso, ao reprimir suas emoções, ao ficar lutando consigo mesmo. Ao invés de direcionar a sua força de vontade para o que realmente importa, você cria furos ao longo do seu dia e ela vai se dissipando sem você nem mesmo perceber. E em que momentos isso acontece? Sempre que sabemos que algo deve ser feito e ficamos criando justificativas para não fazer.
Muitas vezes nós desperdiçamos nossa energia e nossa força de vontade em coisas que não deveriam exigir tanto de nós, que não deveriam nos corroer e torturar tanto, mas mesmo assim deixamos que elas nos incomodem. “Preciso trabalhar, mas queria ver o facebook”. “Deveria comer uma salada, mas essa lasanha parece tão apetitosa”. “Está na hora da academia, mas está frio e eu estou com preguiça”. “Eu tenho um sonho, mas dá muito trabalho…”. Nós gastamos essa energia toda com essa quantidade infinita de “mas” que nem deveriam estar nessas frases para começo de conversa… e quando chega a hora de fazer algo realmente importante, de decidir por algo que pode transformar você e a sua vida, você simplesmente não tem mais forças.
Ok. Então qual é o segredo? Como eliminar esses dissipadores de força de vontade e mantê-la para focar no que é mais importante? Elementar meu caro Watson… opa… meu caro leitor… basta eliminar o “mimimi” da sua vida. E o que isso significa? Basicamente, se algo precisa ser feito, você vai lá e faz – sem mimimi. Decidiu uma vez que vai ligar para 15 pessoas por dia para prospectar clientes? Ligue. Sem filosofar, sem enrolar. Você já decidiu, então não precisa ficar decidindo novamente todos os dias – a menos que seja para aumentar o nível. Decidiu uma vez que vai fazer academia todos os dias? Vá. Fez matrícula no curso de inglês? Compareça às aulas. É muito simples, você não precisa decidir novamente o que já decidiu uma vez. Assim, pouco a pouco, cada uma dessas ações se tornará um hábito e acontecerão automaticamente, sem gastar a sua força de vontade.
Simples? Sim. Fácil? Não. Você já sabe que ambos são conceitos bem diferentes. A questão é: inicialmente, essa mudança por si só já exigirá bastante de você. Porém, dia após dia, semana após semana, você se sentirá muito mais à vontade e livre. Sim, livre, porque aí sim você poderá focar a sua energia nas coisas que são realmente importantes para você, naquilo que trará o resultado que você quer para a sua vida. É para isso que a nossa força de vontade deve ser utilizada: para alcançar resultados relevantes. Em que ponto da sua vida, em que projeto você, de fato, gostaria de investir a sua energia, as suas forças? Que tal tomar a decisão – apenas uma vez – de focar nesse projeto? Chega de ficar racionalizando, imaginando, duvidando – chega de ficar procurando motivos para não fazer. Os resultados vêm para aqueles que entram em ação. Tire o “mas” da sua vida. Comece agora.

Gabriela Besen Pedroso – www.gabrielapedroso.com.br

Deixe seu comentário