Letícia Zanini

O Poder do elogio!

Com frequência percebo que nas relações humanas estabelecidas no âmbito pessoal ou corporativo, a ausência de uma palavra pequenina mas com grande impacto em nossa vida, o elogio.
A maioria de nós sabe quão importante é elogiar alguém, um líder deve fazer à sua equipe, pais devem fazer aos filhos, e assim por diante, isso não é novidade para ninguém. Quem não gosta de ser elogiado por um trabalho que realizou ou uma prova em que foi bem, talvez por uma habilidade especifica? Até hoje, não ouvi falar de qualquer pessoa que não goste de ser elogiada.
O elogio é a capacidade de exaltar o próximo e, para isso, precisamos exercitar nossa humildade e reconhecer que as pessoas têm talentos diferentes e, muitas vezes, melhores dos que os nossos. Quando passamos a enxergar nossas relações de forma “cooperativa” e não “competitiva” o conceito do elogio fica mais fácil de ser aplicado.
A dúvida então é: se é tão importante e todo mundo sabe que é bom, por que ainda é tão difícil para tantas pessoas colocarem isso em prática?
Talvez, para muitas pessoas seja difícil dar um elogio pelo fato de em suas relações desde a infância, nunca terem recebido um elogio nem no âmbito familiar ou social e, com isso, naturalmente, não desenvolveram essa capacidade. Por tal razão, se queremos adultos que saibam fazer elogio, precisamos ajudar nossas crianças a aprenderem a fazê-lo desde muito cedo.
Alguns irão dizer que não fazem isso por vergonha, outros por falta de tempo, e assim, terão uma penca de desculpas para mascarar aquilo que não priorizam. No entanto, se forem solicitadas a fazer alguma crítica, arruma-se tempo e perde-se a vergonha.
Façamos um teste!
Nos próximos cinco minutos escreva em uma folha três fatores positivos de todos os seus colegas de trabalho, não vale citar nada de negativo. Ao fazer este simples exercício nos damos conta de como é difícil olhar apenas o positivo, como somos bons em críticas e percepção sobre o negativo. Eis aqui um convite, na verdade, um exercício diário.
Quando qualquer um de nós recebe um elogio, somos convidados a agir positivamente, a auto-estima se potencializa, nos sentimos mais seguros e, consequentemente, nos tornamos mais criativos e assertivos. E o melhor é que tudo isso acontece em função de um simples elogio, sem custo algum para você e nem para empresa em que você trabalha. Que tal elogiar alguém hoje?
Até semana que vem!

Por
Letícia Zanini
Master Coach, Psicóloga e Diretora da Perfil Dois Coaching e Assessoria. É instrutora do Curso de Formação de líderes Coach Smart e Formação de Coaches by Creative Learning Institute.

Deixe seu comentário