Contraponto

IGP de Laguna ganha mais dois servidores

Crescendo juntos

A Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna, no próximo dia 9,no auditório da Udesc, estará promovendo o workshop do Programa Crescendo Juntos, com análises da agenda preliminar de 34 proposições de Desenvolvimento Social e Econômico, Infraestrutura e Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Gestão Pública. Tudo obedecendo ao Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regional, lançado em maio e que tem como desafio dinamizar a economia e os baixos indicadores de desenvolvimento, visando promover um crescimento inclusivo, equilibrado e sustentável. Ação determinada  pelo governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Moreira.

 

IGP de Laguna ganha mais dois servidores

Na última quarta-feira (23), aconteceu na capital, a formatura de 134 novos servidores de carreira de auxiliares periciais, nos cargos de auxiliar criminalístico e auxiliar de laboratório do Instituto Geral de Perícias (IGP). Os profissionais foram aprovados no concurso público de 2014 e direcionados para 31 cidades catarinenses. No Sul do Estado Laguna receberá dois auxiliares criminalísticos, Tubarão quatro, Criciúma 10 e Araranguá três.

 

Blairo Maggi e a pesca em SC

Requerida pelo deputado Esperidião Amin (PP), hoje (25), a partir das 9h será realizada na Assembleia Legislativa, na capital, importante audiência pública para tratar dos problemas da pesca artesanal, industrial e profissional, antecipando as questões relativas à próxima safra sobre liberação, autorização e fiscalização em todo o litoral catarinense. Deverá estar presente o ministro Blairo Maggi, da Agricultura e Pesca.

 

Novos cidadãos lagunenses

Em sessão solene marcada para às 20h da próxima quarta-feira (30), no Laguna Tourist Hotel, a Câmara de Vereadores de Laguna fará a entrega de títulos de cidadão lagunense para Bantu Mendonça (pároco de Cabeçuda), Celso da Silva Thiesen (corretor de imóveis), Dirce Heiderscheidt (deputada estadual), Galdino Santana de Limas (empresário), João Batista de Bassi Filho (aposentado), Laércio Vitorino de Jesus Oliveira (professor) e Nelzi Gonçalves (empresária). Na mesma sessão o Legislativo local fará uma homenagem ao Lions Clube de Laguna, que está completando 50 anos.

 

Redragagem do rio Tubarão

Comandada pela Fatma – Fundação do Meio Ambiente, na segunda-feira (21), das 19h até às 23h20, visando dirimir dúvidas, recolher críticas (que não foram poucas) e sugestões sobre o Estudo de Impacto Ambiental- EIA, aconteceu em Laguna a primeira audiência pública para “apresentação” do projeto das obras de redragagem do rio Tubarão e que realizada, influenciará no canal que vai até a boca da barra e o Complexo Lagunar. Foram feitas exposições de concepção do empreendimento e sobre o EIA/RIMA e seus efeitos ambientais. Mas se alguém pensava que seria fácil, algumas “cabeças iluminadas” daqui estiveram presentes e, com conhecimento, contestaram alguns pontos. A destacar a presença do prefeito eleito Mauro Candemil, o vice Julio Willemann, do secretário de Estado da Defesa Civil Rodrigo Moratelli, secretário municipal de Turismo, Iberê Jacques, presidente Arnaldo Russo, do Instituto Boto Flipper, de Karim Bacha, dr. Helder e seu filho Manoel, o pescador Rinaldo, João Batista Andrade, Waltoir e dos vereadores Andrey Pestana de Farias e eleitos Cleosmar Fernandes (bastante enfático), Adilson “Dois Irmãos”, Osmar do Gás, e Preto Crippa, com todos entendendo que sem a dragagem do complexo lagunar será muito difícil “aceitar” o referido projeto. Todos sabemos da importância e da necessidade da redragagem do rio Tubarão, mas não podemos simplesmente ser transformados em “cloaca”. Ao final, o presidente da Fatma (e da mesa) Alexandre Waltrick informou que todos os documentos escritos e assinados, pertinentes ao empreendimento, serão anexados à ata eletrônica da audiência, que constará do processo técnico administrativo.

 

BB fecha agências

Chamado de “reorganização”, o Banco do Brasil anunciou o fechamento de 402 agências, das quais 37 em Santa Catarina e aqui na região, uma em Laguna (Tordesilhas, antigo Besc) e outra em Tubarão (Cidade Azul). Mais ao Sul do Estado serão fechadas uma agência em Araranguá, outra em Criciúma e Içara. Sem contar que serão transformadas em postos, as agências sulinas de Rio Maina, em Criciúma, Paulo Lopes, Pedras Grandes, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e de Oficinas, em Tubarão. Lembrando que o encerramento das agências ocorrerá ao longo de 2017. Como a mudança de agência é automática, os clientes não precisam fazer qualquer procedimento adicional e podem manter seus cartões e senhas para transações na nova agência, mesmo que haja alteração no número da conta.

Sindicato critica restruturação

Para o presidente Luiz Francisco Cardoso, do Sindicato dos Bancários da região, o fechamento de agências é prejudicial para o próprio banco, seus empregados e clientes, lembrando que em Laguna, o antigo BESC atende aos servidores do Estado e que certamente serão transferidos para a agência da Praça Vidal Ramos, o que acarretará atrasos no atendimento, e que motivará a “convocação” permanente do Procon.

 

✝Nilton Algarves

Com pesar registramos o falecimento no último dia 17, em Criciúma, onde residia, do empresário lagunense Nilton Algarves, 67 anos, filho dos saudosos Olímpia e Nelson Algarves. Ainda jovem ingressou na Gaúcha Madeireira, filial de Criciúma e mais tarde implantou a própria empresa no segmento, sempre com muito dinamismo. Mais adiante mudou para o setor de britagem (instalando a conhecida São Bento) e já aposentado atuava na recuperação e manutenção de esteiras para a atividade que tão bem conhecia. Deixou a esposa, Solange (Kfouri) com quem teve os filhos Marcelo, Cristian e Karine, que lhes deram dois netos. Deixou também os irmãos, dr. Nilson Algarves e Neusa Algarves Antunes.

Deixe seu comentário