Profissional em destaque

Jóia da Semana – Brinco-de-Princesa

brinco-de-princesa

Bom dia querido leitor ou leitora. Estamos em nossa décima edição de assuntos referentes a paisagismo e jardinagem. Quem me conhece sabe que, sobre este tema, assuntos são os que não me faltam, afinal trabalho na área e tudo que se relaciona ao paisagismo me atrai. Mas, diante da vasta quantidade de temas que podemos abordar, hoje falarei de uma planta, que quando vi pela primeira vez me apaixonei. Será a Jóia da Semana, o Brinco-de-Princesa!
• Nome Científico: Fuchsia hybrida
• Nomes Populares: Brinco-de-princesa, Agrado, Fúcsia, Lágrima
• Família: Onagraceae
• Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Flores Perenes
• Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Tropical
• Origem: América do Sul
• Altura: 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros
• Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra, Sol Pleno
• Ciclo de Vida: Perene
Que beleza a flor desta planta. Ainda me lembro que quando a vi pela primeira vez queria ser a princesa dona destes brincos. Comprei quase todos que tinham no caminhão de nosso fornecedor. Tinham rosas e vermelhos. Fiquei admirando a flor e segurei uma na orelha para ver se realmente poderia ser um brinco. Em minha opinião um modelo muito bonito que poderia servir de inspiração para os designers de jóias.
As belas flores do Brinco-de-Princesa apresentam-se em várias cores e despontam o ano todo. Deve ser cultivada preferencialmente sob meia-sombra, sendo que algumas espécies suportam sol pleno. No geral é bom deixá-la num local bem iluminado, mas sem muito sol direto. As fúcsias apreciam o frio e, portanto deve-se dar preferência para o cultivo no sul do país e nas regiões serranas. Algumas cultivares são próprias para cestas pendentes e ficam ótimas em varandas. No paisagismo pode ser plantado isolado ou em grupos. O substrato deve ser bem fértil, enriquecido com húmus e composto orgânico. A propagação pode ser por sementes ou por estacas. A espécie é nativa da América Central e América do Sul.
Suas flores, ricas em néctar são uma ótima opção para atrair beija-flores, neste caso é bom cultivá-la suspensas para viabilizar o acesso das aves às flores. A variedade mais comercializada tem ramagem pendente e porte reduzido, mas algumas de porte arbustivo podem ser conduzidas como arvoretas ou sobre estruturas. A fuchsia hybrida aprecia o frio, solo fértil e deve ser regada sempre que o substrato começar a secar.
Flor símbolo do Rio Grande do Sul, o brinco-de-princesa ou fúcsia é uma planta que faz um enorme sucesso internacional. Possui muitas variedades, sendo que tanto pétalas, quanto sépalas podem ser de cores e de formas diferentes. As cores mais comuns são vermelho, rosa, azul, violeta e branco, com diversas combinações, sem mesclas. A ramagem é pendente, mas pode haver variações, com plantas mais eretas e outras mais pendentes. O porte também varia entre as cultivares, de forma que há formas arbustivas e outras de porte herbáceo.
Então, que tal cultivar este exemplar da natureza? Aposto que vai encantar todos que a observarem e dar um toque especial em seu jardim. Fica a dica!
Desejo um ótimo final de semana. Deixo o meu convite para aproveitar o tempo e cuidar de seu jardim. Nada como chegar em casa e ter um ambiente harmonioso e cheio de boas energias para desfrutar com a família e amigos. Plante!
Fico a sua disposição no meu email ilapinheiro@yahoo.com.br ou no facebook da Jóia Garden, onde convido você a curtir esta página e ficar por dentro das novidades sobre paisagismo.
#curta JoiaGarden

Por:
Maria Ila M. P. Borges
Empresária e Jardinista
ilapinheiro@yahoo.com.br

Deixe seu comentário