Letícia Zanini

Você sabe o que são Soft Skills?

Na Psicologia chamamos de Habilidades Sociais e, segundo Del Prett & Del Prette, são comportamentos socialmente valorizados em uma determinada cultura e com alta probabilidade de resultados favoráveis para o indivíduo.
No mundo corporativo elas são chamadas de “Soft Skills” e são a cada dia mais valorizadas em empresas não só no Brasil mas no mundo. É fato que somos seres sociais e que precisamos nos conectar, e quando fazemos isso de maneira assertiva, nos tornamos mais produtivos.
O termo “soft skills” se refere às habilidades que lidam com a relação e interação com os outros. Já o termo “hard skills” são habilidades técnicas que você pode aprender e são facilmente mensuráveis, como fluência em um idioma ou domínio de uma ferramenta. Cada vez mais, o cenário corporativo enfatiza a promoção do desenvolvimento das soft skills, exatamente por se ter consciência que quando bem desenvolvidas, temos pessoas mais felizes e com entregas satisfatórias. Será que existem “soft skills” pré definidas pelo mercado? A resposta é sim! Segundo o Fórum Econômico Mundial, em 2020 as habilidades requeridas serão criatividade, resolução de problemas complexos, pensamento crítico, administração de pessoas, coordenação com os outros, inteligência emocional, tomada de decisões, orientação de serviços, negociação e flexibilidade cognitiva.
Como podemos desenvolvê-las?
1.Aprenda a se autorregular
→Se você aprender a administrar suas emoções, vai se recuperar rapidamente do estresse e de outras situações cotidianas.
2.Aprenda a gerenciar seu tempo
→Quando for interrompido, pratique se fazer esta pergunta: Isso pode esperar? Posso deixar de lado?
3. Crie uma cultura de feedback
→Crie sua própria cultura de feedback!
→Peça para amigos, colegas, professores, gestores e familiares – pessoas que o conhecem profissional e pessoalmente – avaliarem suas habilidades de “soft skills” e use as respostas para melhorar.
Porque devemos desenvolver as Soft Skills?
Segundo o neuroeconomista Paul Zak, a confiança que está vinculada às habilidades sociais, aumenta a ocitocina o que gera vínculo e pertencimento. Abaixo, segue resultado interessante de uma pesquisa realizada em empresas que conseguiram elevar o nível de confiança e, consequentemente, tornaram-se referência em produtividade, qualidade de vida, engajamento e satisfação com o trabalho.
E então, qual “soft skill” você vai escolher para elaborar um plano de desenvolvimento e adquirir resultados mais interessantes em sua carreira? Se você quer resultados diferentes, tenha novos movimentos.

Por Letícia Zanini – Master Coach, Psicóloga e Educadora Comportamental

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