Letícia Zanini

Ser ou Ter? Eis a questão!

Hoje quero convidar você para uma “viagem” com destino a um lugar nem sempre acessado mas que é, sem dúvida, o lugar mais importante da sua vida: sua essência.
Na obra de Shakespare, A tragédia de Hamlet, há uma pergunta que muito falamos e ouvimos, “ser ou não ser”, lembram?! Pois é, aqui vamos adaptar a frase para Ser ou Ter? Eis a questão!
Você já parou para analisar o seu dia, sua rotina, o que você faz do momento em que acorda até o feliz momento em que se deita para descansar?
Ao acordar, você repete tudo novamente, e assim, por sucessivos anos. Para quê? Para quem?
Talvez você esteja pensando que é para ter uma boa vida, oferecer conforto à sua família, adquirir bens para sua comodidade e segurança familiar, enfim, as respostas serão infinitas, mas qual delas, de fato, alimenta a sua essência?
Estamos vivendo e nos tornando, na maioria, escravos do ter. E o ser, o que estamos fazendo, como alimentamos a nossa verdadeira essência?
Para encontrar respostas para estas reflexões, seguem algumas perguntas fundamentais: Quem sou eu?, Onde estou?, são questionamentos profundos que nos ajudam a revelar o potencial interno e desvendar o verdadeiro sentido das atitudes diárias. Estas reflexões respondem as demandas do Ser.
Para aprofundar sobre o Ter, questionamentos como: Quais coisas quero adquirir ao longo da minha vida? Onde quero estar profissionalmente? Exemplos que nos ajudam a clarear o que realmente queremos do mundo externo, do que é palpável, tangível e, claro, que podemos comprar.
Esclarecer o que significa o ser e ter desmistifica situações no dia-dia que muitas vezes nos contaminam como, por exemplo, acreditar que para ser feliz você precisa ter isso ou aquilo. Acreditar que para ser aceito você precisa ter um corpo escultural, magro. Acreditar que para ser respeitado é preciso ter poder. Ledo engano!
E não há certo e errado para aquilo que você quer ser ou ter.
Porém, precisa ficar claro a diferença entre estes dois significados em nossa vida, pois insistimos em confundi-los nas práticas diárias.
Que você tenha coerência entre o Ser e o Ter. E que tenha muitos bons motivos para alimentar o Ter sem esquecer do principal, a sua essência, você, o Ser. E que sejamos sempre Humanos.
Até semana que vem!

Por Letícia Zanini: Master Coach, Psicóloga e Diretora da Perfil Dois Coaching e Assessoria.

Deixe seu comentário