Geral

Rotarys Club de Laguna e Secretaria Municipal de Saúde: Campanha nacional de vacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) e Sarampo

Desde o dia 6 até 31 de agosto, em Laguna e em todo Brasil acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) e Sarampo. Os postos de saúde de Laguna fazem uma força-tarefa para vacinar as crianças contra as duas doenças durante este mês. Neste período a população alvo da campanha são as crianças de 1 ano a menor de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias).

O “Dia D” será amanhã, 18, quando todas as Unidades Básicas de Sáude da rede municipal estarão abertas das 8h às 17h.

Segundo o Ministério da Saúde, crianças devem ser levadas as unidades de saúde, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

Sobre a Polio e o Rotary

O Rotary é uma comunidade internacional que reúne líderes para superar grandes desafios, local e globalmente. A erradicação da pólio constitui uma das iniciativas mais longas e importantes da nossa trajetória. Junto com nossos parceiros, ajudamos a imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças contra a paralisia infantil em 122 países, representando uma redução de 99,9% no número de casos mundiais. Não desistiremos até que a poliomielite seja erradicada para sempre, defendem.

A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, tendo como principal característica a flacidez muscular, e em alguns casos o comprometimento de nervos que levam a sequelas motoras irreverssíveis.

A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.

Santa Catarina está livre da poliomielite desde 1990 Em 1994, o Brasil recebeu, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem. Portanto, é fundamental a manutenção das elevadas coberturas vacinais, acima de 95%.

O Ministério da Saúde listou 312 cidades do Brasil com cobertura vicinal abaixo de 50%, algumas de Santa Catarina.

Foi constado que  2016 teve a menor cobertura da última década.

O risco da doença (paralisia infantil) retornar é grande por causa da resistência de pais e mães em vacinarem os filhos. A ameça, segundo o Ministério da Saúde, existe em todos os locais com coberturas abaixo de 95%, mas está mais crítica nessas 312 localidades.

A vacinação é a melhor maneira de proteger seu filho contra esta terrível doença. Ajude a garantir que a polio nunca mais volte a ameaçar nossas crianças

A volta do sarampo

O país volta a apresentar surtos de sarampo em dois estados do Brasil (Amazonas e Roraima). Até o dia 17 de julho, já haviam 677 casos confirmados e mais 2724 casos em investigação em todo o país. Diagnósticos isolados também foram feitos em Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Lembrando que em 2016 o país havia recebido da Organização Pan-Americana da Saúde, o certificado de país livre da circulação da doença.

O sarampo é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por meio da tosse ou de espirros de pessoas contaminadas. Os principais sintomas são febre, tosse e manchas pelo corpo.

A vacinação é a melhor maneira de proteger seu filho contra a doença.Não esqueça de levar a caderneta de vacinação!

Nota de esclarecimento

Quem deve tomar a vacina contra o sarampo durante a campanha?

Crianças entre 01 ano à menor de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) de idade.

Os pais devem levar as crianças nesta faixa etaria para vacinar, mesmo que estejam com as vacinas em dia.

Adultos e adolescentes também devem vacinar?

A vacina contra o sarampo faz parte do calendário de vacinação de rotina para pessoas de até 49 anos de idade.  Portanto, todas as pessoas até 49 anos, que nunca fizeram a vacina, tem direito de fazer, em qualquer período do ano, não apenas durante a campanha. Pois a campanha é destinada as crianças entre 01 ano a menor de 5 anos de idade.

Mobilização nacional: Vacine seu filho contra a Poliomielite e o Sarampo.

Deixe seu comentário