Perfil

Ronaldo Pacheco Bonifácio

Aos 52 anos, o professor aposentado é figura das mais conhecidas no meio esportivo em nossa cidade

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Com o reflexivo verso de Cora Coralina, em homenagem ao dia do professor, comemorado amanhã (15), destacamos a trajetória de Ronaldo Pacheco Bonifácio, como forma de homenagear a classe que diariamente tem como missão despertar os alunos para a aventura da vida.
Lagunense, aos 52 anos, o filho de dona Dioneia e de “seo” Tiago Bonifácio, que hoje goza de merecida aposentadoria, ingressou na área aos 19 anos: “Fui chamado para substituir um professor na Escola Jerônimo Coelho. Depois, fiz outras substituições e em 1º março de 1985 fui contratado pelo Colégio Stella Maris, onde trabalhei por 31 anos”, recorda o popular “Boca” que paralelo ao serviço desenvolvido na escola, foi treinador de handebol da equipe feminina de Laguna por 20 anos.
Com licenciatura plena em Educação Física, atualmente ele dedica grande parte do seu dia à Arena Recrear, espaço o qual dá aulas de futebol: “ Mesmo aposentado não consegui me ver parado. Hoje, na companhia da minha esposa, administro nossa empresa e a escolinha de futebol, onde ministro as aulas, além da locação de brinquedos e outras atividades. Sempre estive e estarei envolvido no esporte”.
Quando questionado sobre o legado deixado durante as inúmeras gerações de alunos que acompanhou, avalia: “Tenho a sensação de dever cumprido. Fico muito feliz em continuar incentivando as novas gerações à pratica esportiva e na consciência de buscar sempre uma melhor qualidade de vida”.
No pleito de 2016, Ronaldo candidatou-se a vereador, ficando como primeiro suplente: “Fiz uma campanha honesta e obtive 413 votos conscientes, de quem realmente acreditou nas minhas propostas. Considerei uma votação muito expressiva, visto que foi minha primeira participação”.
Para 2017, ele já faz planos: “O foco continua sendo no trabalho, afinal disposição não me falta. O esporte sempre esteve presente no profissional e pessoal e vejo que assim será por bons longos anos”, finaliza.

Deixe seu comentário