Geral

Nova série do SescTV – Navegador Amyr Klink revela patrimônio naval brasileiro com destaque para embarcação em Laguna

Em 10 episódios, “Feito Torto Para Ficar Direito” documenta a diversidade de saberes e embarcações

Na próxima quarta-feira, 14, às 15h30, o SescTV exibe o primeiro episódio da série documental “Feito Torto Para Ficar Direito”. Escrita e dirigida por Bhig Villas Boas e Vanessa Leal, a produção é comandada pelo navegador Amyr Klink e apresenta um amplo panorama do patrimônio naval brasileiro. Mestres carpinteiros abrem seus estaleiros, compartilham os saberes passados de geração para geração, exibem embarcações icônicas e refletem sobre o presente e futuro da cultura naval no país.

Em 10 episódios de 40 minutos cada, “Feito Torto Para Ficar Direito” explica as características de navegabilidade de cada região, as técnicas dos mestres carpinteiros, os desafios da preservação da memória naval e aspectos socioambientais. A série mostra que cada rio, lagoa, foz, baía e trecho do litoral determina a construção de um tipo específico de embarcação. “A mobilidade sobre o mar é muito rica, pois absorve todas as formas de conhecimento de materiais”, diz Klink.

No primeiro episódio, “Cultura Marinheira”, a série apresenta a cultura naval do Rio Grande do Sul. O destino, com litoral inóspito e ventos duros, é uma das raras regiões da América do Sul onde a maré não é lunar e, sim, meteorológica. Além de mostrar embarcações icônicas, como a Canoa Tradição e a Canoa Chacreira, o episódio conta a história do mestre naval José Orlando Vernetti, que passou a ensinar a arte de esculpir barcos no estaleiro-escola da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG).

Em “Sobre Homens, Barcos e Baleis”, que vai ao ar em dia 21 de setembro, a série vai ao encontro dos mestres carpinteiros e outros profissionais navais para apresentar a cultura naval de Santa Catarina. A fama do Estado costuma ser muito bem representada pela extensa frota de barcos tradicionais, onde também são encontrados alguns exemplares que são relíquias, como a última baleeira em construção e embarcações centenárias, como a Canoa Ana Rosa, que foi a primeira utilizada na pesca de tainha no Farol de Santa Marta, em Laguna, há mais de 200 anos.

A sabedoria das comunidades caiçaras da Baía de Paranaguá, no Paraná, inspira o terceiro e último episódio de setembro, “Resiliência Caiçara”, que será exibido no dia 28. Nele, “Feito Torto Para Ficar Direito” apresenta as técnicas ancestrais utilizadas há mais de 300 anos na construção das embarcações chamadas “Canoas de um pau só”. A sabedoria naval dos mestres locais conecta-se às lutas da comunidade caiçara pela preservação e desenvolvimento sustentável da região.

Sobre o SescTV

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação.

Serviço

Série – Feito Torto Para Ficar Direito

Direção: Bhig Villas Boas e Vanessa Leal

Conteúdo: 10 episódios

Duração: 40 minutos cada

Classificação: livre

Exibição: quartas, às 15h30h

 

Episódios de Setembro

Cultura Marinheira | 14 de setembro

Sobre Homens, Barcos e Baleias | 21 de setembro

Resiliência Caiçara | 28 de setembro

 

Sob demanda

Quando: a partir do dia 14 de setembro Assista em sesctv.org.br/feitotort

 

Deixe seu comentário