Educação Variedades

Cursos técnicos da SATC: Laguna assina convênio

Na próxima terça-feira (26), às 14h, no paço municipal será assinado o convênio entre o município de Laguna e a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc), de Criciúma, com a intenção de trazer cursos técnicos já a partir do segundo semestre.
Deverão ser ofertados os cursos nas áreas de Administração, Informática, Design de Interiores, Eletrônica, Segurança do Trabalho, Mecânica, Eletromecânica, Meio Ambiente, Secretariado, Eletrotécnica, Guia Nacional de Turismo e Manutenção Automotiva, todos com mensalidades acessíveis, segundo dirigentes da escola da capital do carvão que também anteciparam que para o próximo ano poderão vir os curso de Artes Visuais, Química, Comunicação Visual, Fabricação Mecânica, Metalurgia e Mineração. Extra oficialmente dependendo do curso os valores das mensalidades devem ser superiores a R$ 270.
Qualificação
Em um encontro na sala de reunião do gabinete do prefeito Everaldo dos Santos, o diretor de educação técnica da Satc, João Luiz Novelli, realçou a implantação da instituição na região. “Trará qualificação aos jovens. O desenvolvimento é garantido”, resume. “Esperamos atrair investidores ao município, pois haverá muito mais mão de obra adequada a diversas áreas”, aponta o prefeito. “É um trabalho de meses que começa a se transformar em realidade. Estamos empenhados em firmar mais esta parceria que ajuda na alavanca do progresso de Laguna”, prospecta o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Social, Rodolfo Michels Godinho.
O consultor educacional da Satc, Antônio João Tavares, também participou da reunião, que serviu para apresentar à sociedade os cursos programados. Representantes das procuradorias jurídicas e secretarias de Educação de Laguna e Pescaria também participaram do ato, que ainda contou com a colaboração dos empresários Natanael Wisintainer, do Sindilojas, e Damianos Andreadis, da Câmara de Dirigentes Lojistas.
A ideia é abrir uma unidade de extensão da Satc no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no complexo do Caic, no bairro Portinho. “Gostamos do espaço e é adequado às aulas em questão. No entanto, todos os trâmites burocráticos e legais precisam ser concluídos para a utilização do imóvel”, detalha Tavares.
O diretor do departamento de indústria e comércio da prefeitura, Paulo Queiroz, defende que a luta para a instalação da unidade em Laguna é constante. “Se tudo der certo e esperamos e trabalhamos que dê, esperamos muitos investidores para o nosso município. Já temos uma universidade estadual, a Udesc, agora, precisamos explorar outras nichos para os lagunenses”, almeja Queiroz.
A Satc tem cerca de sete mil alunos matriculados nos ensinos fundamental, médio, técnico e superior. Também oferece cursos de formação rápida para trabalhadores.

Deixe seu comentário