Contraponto

Contraponto 6/9

Com as dependências do auditório da Udesc, completamente tomadas, na sexta-feira (30), com a presença do subprocurador-geral da República e coordenador da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF (Meio Ambiente e Patrimônio Cultural), Mário José Gisi, integrantes do Ministério Público Federal de Santa Catarina, tendo à frente o procurador-chefe Marcelo da Mota e dos procuradores da República Daniel Ricken e Eloi Faccioni, promoveram um encontro com a comunidade de Laguna e região. Representantes dos mais diversos segmentos estiveram presentes, levantando assuntos dos mais diversos, como as obras de retificação do molhe sul, especialmente quanto a falta de dragagem, a pesca artesanal, os problemas causados pela poluição no Complexo Lagunar e até sobre a construção de casas do outro lado da cidade, com destaque para as da praia da Galheta. Presente também, o prefeito Everaldo dos Santos colocou-se à disposição do MPF, inclusive com o município propondo a doação de área para abrigar a instituição também em Laguna.A consulta pública aqui realizada  faz parte do painel de contribuição da Procuradoria da República em Santa Catarina, documento que compõe o planejamento estratégico do Ministério Público Federal na busca pelo reconhecimento nacional e internacional pela excelência na promoção da justiça, da cidadania e no combate ao crime e à corrupção.

 

 

A VIII Feira Regional de Ciências e Tecnologia da Educação Básica, será realizada na próxima quinta-feira (12), com abertura às 9h no Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos, conforme convite expedido pelo secretário Nazil Bento Junior e Sandro Cunha, gerente regional de Educação.
***
O governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, estendeu sua licença de presidente estadual do PMDB para até novembro, quando serão realizadas as convenções estaduais. Até lá o partido será presidido pelo ex-governador Paulo Afonso Vieira.
***
Pra quem é contra, e nem sabe por que, vale lembrar que 67% dos catarinenses aprovam as secretarias regionais, conforme pesquisa realizada pelo governo estadual. Certamente que a descentralização dos serviços tem sido fundamental, dispensando as seguidas viagens para a capital, como acontecia antes das SDRs.
***
Sobre o propalado projeto da Ferrovia Litorânea, o prefeito Everaldo dos Santos já anunciou que irá exigir de um ramal em Laguna, com a construção da uma estação para cargas e descargas provavelmente em Cabeçuda ou Barbacena. Servir só de passagem, disse o prefeito, definitivamente não!
***
Ao contrário do que tem sido veiculado na imprensa estadual, o chamado turismo de observação de baleias, em Laguna é dispensável a utilização de barcos, uma vez que, elas, as baleias chegam muito próximo a praia, ao contrário da região de Imbituba e Garopaba.
***
Dos 418 casos confirmados de gripe pelo vírus Influenza, este ano em Santa Catarina, três deles foram em Laguna, dois em maio e um agora em agosto passado, conforme informação do setor da secretaria municipal de Saúde, ontem pela manhã. Felizmente, hoje, as pessoas afetadas já estão recuperadas, sem qualquer problema.
***
A CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Laguna, está convocando seus associados para uma assembleia, dia 19, às 18h, para tratar da decoração e campanha natalina.
***
Confirmado para dia 29 de dezembro, em Laguna, show nacional com Michel Teló.
***
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, agência de Laguna, na quarta-feira (4) promoveu na Câmara de Vereadores, audiência pública focalizando o plano diretor de distribuição fiscal, importante ferramenta de subsidio técnico aos poderes executivo e legislativo e claro, a toda sociedade. De acordo com o gerente Almir Martiniano, uma das boas idéias do plano é ampliar e dinamizar a entrega e outras ações dos correios.
***
Até o fechamento da edição, ontem à tarde, ainda não se sabia do paradeiro dos pescadores lagunenses Cedenir do Nascimento, Rudnei Peixoto, Carlos Alberto Souza e Laureci Batista, o Ci, todos da região do Farol de Santa Marta, desaparecidos no naufrágio no norte do Estado, do barco Vô João G, da empresa J. Gonçalves, de Itajai.
***
O superintendente do Dnit/SC, João José dos Santos, ontem no final da manhã veio à Laguna, para uma visita às obras da Ponte Anita Garibaldi, aproveitando para um contato com petistas locais, entre os quais o vereador José Siqueira, o suplente Claudionor Pereira e a advogada Tanara Cidade de Souza.
***
Uma das figuras mais importantes da política catarinense e brasileira, o nosso sempre senador Jaison Tupi Barreto, recebeu na quarta-feira (4), o título de Cidadão Honorário de Balneário Camboriú, em projeto do Legislativo proposto pelos vereadores Nilson Probst, Marcos Kurtz, Arlindo Cruz e Roberto Souza Junior, todos da bancada do PMDB. Diplomado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1957, atuou por um longo período de sua vida salvando vidas. O lagunense integrou a primeira leva de oposicionistas ao regime militar que se reuniu no MDB e sempre trabalhou para a construção da democracia no país. Na condição de parlamentar – foi deputado federal entre 1971 e 1979 e senador entre 1979 e 1985. Em 1982 foi candidato ao governo do Estado, perdendo a eleição por uma margem pequena de votos (12 mil) para Esperidião Amin, ainda hoje contestada nos bastidores. Há alguns anos residindo em Balneário Camboriú , o nosso conterrâneo ainda hoje é destaque pela ética, visão e coerência de sua atução.

Deixe seu comentário