Contraponto

Contraponto 4/10

O secretário de Desenvolvimento Regional de Laguna, Nazil Bento Junior, sempre em contato com os prefeitos da região, esta semana esteve com o de Pescaria Brava, Antonio Avelino Honorato, quando prestigiou a reunião dos secretários municipais do novo município. Quanto a reivindicações, Honorato pediu apoio da SDR  para recuperação da SC 437, que liga Santiago a  Siqueiro, recebendo a informação dias depois que,  por orientação do governador Raimundo Colombo, já havia sido autorizado a proceder a licitação.

 

 

Desde o governador Raimundo Colombo, passando pelo presidente da Alesc, deputado Joares Ponticelli, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores, além dos sindicatos da categoria, se mostram preocupados com as agências do Banco do Brasil, incorporadas a partir do BESC, cujo acordo válido por cinco anos, prorrogada por mais um ano, em 2012, termina amanhã (5). Manifestações estão sendo remetidas à diretoria do BB, reivindicando a renovação por mais cinco anos. Certamente que o fechamento do antigo Besc, traria prejuízos incalculáveis aos correntistas. “Esta é uma luta de toda a sociedade catarinense. Temos que impedir que haja o fechamento de agências, o que prejudicaria muitos cidadãos. Precisamos manter o compromisso da Assembleia vivo com relação à manutenção dessas agências em todo o o estado”, disse Ponticelli. O contrato entre o governo do Estado e o Banco do Brasil que garante o funcionamento das agências bancárias que pertenciam ao Besc, foi firmado por cinco anos, vencido em 5 de outubro de 2012 e renovado por mais um ano, a vencer amanhã (5).Se o acordo não for renovado, centenas de agências podem ser fechadas.
***
A médica lagunense Jennifer Correa de Carvalho Silvestre, foi confirmada para integrar o programa federal Mais Médicos, atuando na terra natal. Ao todo são 416 profissionais com diplomas no Brasil que confirmaram participação, com 245 indo para municípios do interior e regiões de alta vulnerabilidade social, 159 para as periferias de capitais e regiões metropolitanas e 12 em distritos indígenas. Lançado em 8 de julho, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto pela melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.
***
Mudança na superintendência do Patrimônio da União (SPU) em Santa Catarina, saindo Isolde Espíndola e entrando a socióloga Silva de Luca.
***
Amanhã (5), das 8 às 12h, em frente a Rainha Calçados, na Gustavo Richard, será realizada mais uma edição do Hospital na Praça, oferecendo exames gratuitos de glicemia, verificações de pressão, peso e índice de massa corporal, distribuição de folhetos e orientações sobre hábitos saudáveis. O evento conta com o apoio do Rotary Club de Laguna, Sesc, Rainha Calçados e Centro Educacional em Saúde Garra
***
O deputado federal Edinho Bez presidiu quarta-feira (2), a reunião ordinária da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle – CFFC, na qual foram escolhidos os patronos e homenageados que receberão o “Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2013”. Na categoria Sociedade Civil, o escolhido foi Manoel Arlindo Zaroni Torres, presidente da Tractebel Energia, indicado pelo Deputado Edinho Bez, Presidente da CFFC. O homenageado receberá o prêmio Ricardo Izar (In Memoriam), ex-deputado federal, indicado para patrono também pelo presidente. Já na categoria Governamental, receberá o prêmio o Procurador da República em São Paulo, Aureo Marcus Makiyama Lopes, indicado pelo deputado Carlos Sampaio, Líder do PSDB. O agraciado receberá o prêmio Dejandir Dalpasquale (In Memoriam), ex-ministro da Agricultura, indicado pelo deputado Edinho Bez, para patrono da categoria Governamental. Para Edinho Bez a homenagem é uma forma de incentivar a luta contra as irregularidades por meio do reconhecimento profissional. “Nada mais justo do que valorizar e incentivar quem tem colaborado com o nosso país no atendimento a uma exigência constitucional”, afirmou Edinho Bez. A entrega do “Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2013” acontecerá em sessão solene no dia 05 de novembro de 2013, no plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. O Prêmio Transparência e Fiscalização Pública é destinado a pessoas e/ou entidades da sociedade civil cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque para a causa da transparência e/ou fiscalização na gestão administrativa, patrimonial e dos recursos públicos no Brasil.

Deixe seu comentário