Contraponto

Contraponto 31/5

Em sessão solene pela passagem dos 143 anos de emancipação de Tubarão, a  Câmara Municipal por proposição do vereador Gelson Bento,  acatada por unanimidade,  outorgou segunda-feira (27), o título de cidadã tubaronense à presidente da Mulher Progressista (do PP) nacional, Maria Elizabeth Tiscoski, ela que  é natural de Meleiro. Além da forte atuação política, Beth desenvolveu, sempre, importante trabalho na assistência social, área onde tem formação superior.

Servidores municipais que ainda terça-feira (28) receberam o salário relativo a maio, isso mesmo, de maio, como os do estado, ganharam ponto facultativo nesta sexta-feira (31). O prefeito está fazendo um esforço para pagar até julho, metade do 13º salário. Sem contar que os fornecedores estão em dia. Falando em contar, o chefe do executivo que ainda terça-feira (28), recebeu a visita do advogado Nelson Gomes Mattos Junior, lagunense que atua na capital, informou que já quitou em torno de três milhões de reais de dívidas do governo anterior, enumerando R$ 700 mil de rescisões, R$ 1.130 mil do INSS e a folha de pagamento relativa a dezembro.
»x«
Com a ida do vereador Valdomiro Andrade(PMDB) para a secretaria municipal de Articulação e Governo, assumindo uma cadeira na Câmara, Renato Borges de Oliveira que, inteligente, deve desenvolver um bom trabalho.
»x«
Já que falamos em Câmara, quem também vai assumir, mas na vaga de Kleber Lopes da Rosa (PP) é o suplente Peterson Crippa da Silva.
»x«
Partindo para um novo desafio, Daiela de Oliveira, depois de nove anos à frente do departamento de marketing das empresas Le Monde/Citröen, assumindo em seu lugar Evelyn Ribas de Andrade.
»x«
O advogado Fabio Kfouri Palma, com chapa de consenso, no domingo (26) foi eleito novo presidente do diretório local do PP- Partido Popular.
»x«
Beto Martins, ex-prefeito de Imbituba e atual secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, foi a Lages no sábado e mostrou um vídeo ao cantor Fábio Jr, onde interpreta Caça e Caçador, recebendo a “aprovação” do seu ídolo. A gravação agora está no YouTube (veja no blog.diario.com.br/marcosespindola).
»x«
Eduardo Pinho Moreira, está se licenciando da presidência estadual do PMDB para se dedicar a campanha à reeleição, cuja convenção está marcada para 29 de junho. Antes, no próximo dia 8, ele virá à Laguna pedir a bênção a Santo Antônio.
»x«
Iniciados quarta-feira (29), continuam até domingo (2), em Joinville, os Jogos da Integração da Universidade do Estado de Santa Catarina(Jiudesc), reunindo 1.278 estudantes (aí incluídos os de Laguna), que competirão em 14 modalidades.
»x«
Houve mudança na administração do Terminal Pesqueiro de Laguna, que desde 2ª feira (27) com a saída de Luis Miguel, conta agora com José Paulo Ramos,suplente de vereador e que já ocupou o mesmo cargo, aliás, até o ano passado quando saiu para concorrer nas eleições.
»x«
Mesmo que não tenha oficializado, o prefeito Antonio Honorato, face os grandes investimentos que o município ganharia, pode levar para Pescaria Brava, a nova penitenciária estadual.
»x«
A executiva do PMDB lagunense agora conta na presidência, ainda que interinamente, com Giocondo Tasso, ele que inclusive é o candidato do prefeito Everaldo para a convenção agora em junho e que também deve contar com Luiz Felipe Remor, Robson Elegar Caporal, Antonio dos Santos e Maria Inês Uliano.
»x«
O desembargador lagunense, advogado e ex-vereador na capital, aliás sendo eleito por unanimidade, primeiro presidente do Legislativo ilhéu, Norberto Ulysséa Ungaretti foi homenageado pelo presidente Tullo Cavallazzi Filho, da OAB/SC, durante discurso em sessão da Câmara, que celebrou os 80 anos da OAB.
»x«
O curso de Engenharia de Pesca, oferecido pela Udesc, em Laguna, acompanhou semana passada os trabalhos da emissora britânica de televisão BBC, no canal da Lagoa Santo Antônio, onde foram gravadas imagens da interação entre pescadores artesanais e botos. Durante dois dias, o professor da Udesc Laguna, Fábio Daura Jorge, que estuda o comportamento dessa espécie de botos desde 2006, auxiliou as filmagens e foi entrevistado sobre os projetos que desenvolve na universidade para pesquisar a chamada “pesca cooperativa”. “A equipe da BBC, que veio com oito pessoas, achou a interação fantástica e ficou completamente fascinada, apesar de não conseguir ver o ápice dessa relação entre botos e humanos, devido às condições climáticas, que não estavam muito favoráveis” , ressalta Daura Jorge. “Mesmo assim, eles saíram bem satisfeitos e demonstraram interesse por todos os detalhes. Pelo número de botos (53) e de pescadores, a interação de Laguna é mais intensa e interessante”, afirma. Trechos do material gravado estarão em uma edição do programa “ Planet Earth (Planeta Terra), que será transmitida a partir de outubro em um dos canais da emissora, o BBC One. A lembrar que a BBC já filmou a pesca cooperativa de Laguna em 2009, quando fez gravações para o documentário “ Human Planet” (Planeta Humano), que abordou diversas interações entre pessoas e animais ao redor do mundo.

Deixe seu comentário