Contraponto

Contraponto 2/8

Lançado aqui no meio de semana, dentro da 32ª  Semana Cultural, o excelente livro “Laguna, Terra Mater”, de Adilcio e Lucas Cadorin, abordando a história da terra de Anita, desde os tempos dos sambaquis até a Proclamação da República Catarinense.  Para efetivar o livro os autores promoveram pesquisas até mesmo na Espanha, onde encontraram a carta de Juan de Salazar Espinosa, de 1552. Pai e filho defendem que Laguna foi fundada naquele período e não em 1676. O resultado das vendas do livro será repassado para o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos. Na foto, Adilcio com a esposa, a vice-prefeita Ivete Scopel, Lucas com a namorada Luíza, acompanhados do prefeito Everaldo dos Santos, que esteve prestigiando a noite de autógrafos.

 

 

Será amanhã(3), às 10h em Tubarão, a entrega de máquinas às prefeituras, contempladas através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 (segunda fase), do governo federal. Na área da 19ª secretaria de Desenvolvimento Regional, além de Laguna, serão beneficiadas Imbituba e Pescaria Brava.
***
Marcada para o próximo dia 16, na Igreja São Geraldo, em Porto Alegre, a missa de um mês de morte do lagunense José Batista de Bem, que aqui nasceu em 18 de fevereiro de 1939. Aos 18 anos foi residir em Porto Alegre, onde trabalhou na manutenção dos trilhos dos bondes metropolitanos. Realizou atividades no comércio local, até ter a sua própria empresa de materiais de escritório. Ele deixou a mulher, Idelise, os filhos Alexandre, Renato, Roberto e Denise, o genro Paulo, as noras Raquel, Silvia e Eliza, nove netos, uma bisneta e um bisneto a caminho.
***
Difícil para se acreditar mas, marcar para Criciúma e não Laguna, um encontro regional para fórum de museus, dia 23, é provocação. Procuramos Mauricio Rafael, do Sistema Estadual de Museus que justificou a escolha pela capital do carvão, pelo fato de ser dali, o representante (Unesc) de uma das sete regiões museológicas de Santa Catarina. Os encontros regionais servirão para compor o 4º Fórum de Museus, a ser realizado em novembro na capital.O Plano de Museus terá vigência pelos próximos 10 anos e fará parte do Plano Estadual de Cultura, como setorial. Será uma importante ferramenta de gestão e planejamento de políticas públicas para a área, com as propostas de ações sendo divididas em seis eixos: capacitação e formação, gestão, financiamento e fomento, democratização do acesso aos bens culturais, acervos e pesquisa.
***
A Anjo Tintas e Solventes, de Criciúma, empresa com receita de R$ 300 milhões, ganhando um novo presidente executivo, saindo o “pai” Beto e assumindo o “filho” Filipi R. Colombo.
***
Pela coluna, agradecemos a atenção e o carinho dispensados por Jupira e Luis Fernando Tasso, que na quarta-feira (31), no Jornal da Garibaldi, que é levado ao diariamente à partir das 12h, abriram um generoso espaço para o colunista falar sobre a atividade e muito especialmente sobre a Associação Catarinense de Imprensa. Muito obrigado!
***
O Vereador Kleber da Rosa, o conhecido Kek defende a instituição de mudança na jornada de trabalho da prefeitura, hoje em turno único e que segundo o edil deveria ser em dois, pela manhã e à tarde.
***
Falando em prefeitura, folha de pagamento dos servidores foi liberada no inicio da semana, mantendo o calendário elaborado e divulgado pelo prefeito Everaldo dos Santos.
***
A secretaria de Desenvolvimento Regional de Laguna, através da gerência regional de Educação, que tem à frente o professor Sandro Cunha, ontem promoveu no Laguna Tourist Hotel a etapa regional da II Conferência Nacional de Educação, contando com representantes das cidades que integram a 19ª SDR.
***
Quem veio à cidade na quarta-feira (31) foi o deputado estadual Mauro de Nadal, que aproveitou para participar da Semana Cultural, prestigiando o Café Literário no Centro Cultural, onde estavam alguns de nossos escritores como Adilcio e Lucas Cadorin, Fátima Michels e Zuleide Coral, entre outros. Entre os presents, o prefeito Everaldo dos Santos, o secretário de Turismo João Carlos Moraes e os vereadores Thiago Duarte, José Siqueira e Kleber da Rosa.

 

Deixe seu comentário