Contraponto

Contraponto 22/2

Depois de 22 anos atuando na empresa Santa Rita, da capital, o engenheiro lagunense Mauro Candemil atendeu convite da multinacional ETE, que tem sede  no Rio de Janeiro e até abriu uma gerência em Florianópolis e já prospecta novos negócios no setor de energia elétrica, não só em Santa Catarina como em todo o país. A recordar que de 2007 a 2010 ele foi secretário de Desenvolvimento Regional de Laguna. Lagunense de “quatro costados”, ainda assim Candemil, com a esposa Elis, continua vindo à terra natal nos fins de semana, ora para saborear o nosso famoso camarão, ora para conversar com seus inúmeros amigos. 

 

 

O prefeito Everaldo dos Santos, informou à coluna ontem que, a folha de pagamento de fevereiro dos servidores municipais será creditada na próxima quarta-feira (27). Ele continua defendendo a contenção de gastos.
»x«
A FECAM – Federação Catarinense de Municípios, promovendo de 2ª feira (25) a 4ª feira (27), o XI Congresso Catarinense de Municípios. Será no Centrosul, na capital, com palestras estratégicas para o futuro da gestão pública municipal. O prefeito Everaldo deverá estar presente.
»x«
Copa do Torcedor: O esforçado Amaury Luchina organizador da Copa do Torcedor, viaja ao Rio de Janeiro na próxima terça-feira (26), onde manterá um contato com Bebeto, o sempre craque, para trazê-lo em Laguna no mês de julho. No Rio Luckina também conversará com Edevado, que jogou pelo São Paulo e Fluminense e seleção Brasileira, para acertar uma partida entre os lagunenses e “velhinhos” das Laranjeiras dia 18 de maio. Quase “sócio”da TAM, entre 16 e 20 de maio, Luckina levará ao Rio uma comitiva de 90 pessoas para um passeio e em meio a muito camarão e peixe, duas partidas de futebol.
»x«
Começou em Tubarão, pelos projetos “Baixa Renda COHAB” e “Celesc na Sua Casa” do Programa de Eficiência Energética, a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes em 2.500 unidades consumidoras, mesmo número em Laguna, cuja ação acontece hoje (22). Essa etapa dos projetos iniciou em novembro passado por Criciúma e Araranguá e está em andamento em Lages. Ao todo, já foram retiradas do sistema elétrico catarinense aproximadamente 90 mil lâmpadas incandescentes. Nessa etapa os investimentos somam R$ 2,5 milhões.
»x«
SDR I – O secretário de Desenvolvimento Regional de Laguna, Nazil Bento Junior, ontem esteve em Florianópolis, onde junto ao Deinfra foi tratar das obras de acesso ao Farol de Santa Marta a serem realizadas pela empresa A. Mendes, que só aguarda a ordem de serviço para dar o seu início, o que poderá acontecer agora em março. Na Capital Júnior esteve ainda com o vice-governador Eduardo Pinho Moreira.
»x«
SDR II – Até ontem não se sabia quem irá assumir a direção geral da SDR de Laguna, vaga aberta desde a saída do engenheiro Antonio dos Santos.
»x«
O secretário de Educação Eduardo Deschamps, no início da semana fez o lançamento do Pacto da Educação, investimento de R$ 500 milhões nos próximos dois anos para melhoria da estrutura existente, construção de 30 novas escolas, quadras poliesportivas, aparelhamento e segurança, além é claro da qualidade do ensino e no aprimoramento pedagógico de professores e estudantes.
»x«
Marcado para a próxima segunda-feira (25), às 16h na prefeitura, um encontro do diretor de Expansão Adelor Vieira, da Casan, dirigentes municipais e da empresa responsável pelas obras da rede esgoto. Em pauta o “estado de miséria”em que se encontra a pavimentação de todas as ruas que tiveram as obras já realizadas. Ninguém agüenta mais o descaso. Todos sabemos da importância da obra de esgoto mas, convenhamos, a pavimentação das ruas, no mínimo, precisam ficar no mesmo estado.
»x«
Um problema num registro, foi determinante para a falta d’água de sábado para o domingo de carnaval em algumas ruas do Mar Grosso, foi o que informou o engenheiro Renato Lopes Vieira, gerente local da Casan.
»x«
Jane Vieira, do restaurante Atlântico Sul Hotel, envia e-mail, fazendo algumas considerações quanto a alteração do carnaval da praia, da avenida Senador Gallotti para a beira mar. Entre outras afirmações, destacamos: “Se a mudança gerou opinião positiva como vocês dizem e neste momento o que importa é a opinião de quem vem a Laguna e gasta em nossa cidade, com certeza no próximo ano eu terei o retorno positivo e não perderei 30% que perdi este ano”. E continua: “Mas se esse foi o preço para o crescimento, já está pago”, observa. Ainda ontem o JL recebeu e-mails e ligações telefônicas da capital, Joinville e Porto Alegre, com as pessoas elogiando a mudança. De qualquer maneira, Jane, é público e notório que se continuasse como em anos anteriores, o carnaval da praia estaria com seus dias contados.Sugiro que juntemos as forças para que o produto carnaval tenha uma melhor qualidade.
»x«
O novo presidente da Fatma – Fundação do Meio Ambiente, Gean Loureiro, anunciou a constituição de uma força-tarefa para buscar o “endereço”dos que estão ligados clandestinamente na rede pluvial, inicialmente na capital e posteriormente em outros 26 municípios, aí incluído Laguna.
»x«
Samir Ahmad e Same Omar, na quarta-feira (20), representaram a nossa Associação Comercial, na mobilização que levou 700 empresários à Assembléia Legislativa em busca de apoio dos deputados para revogação do decreto estadual 1.357 que instituiu, desde o dia 1º, o Diferencial de Alíquota (Difa) em SC. Em miúdos, iguala o ICMS cobrado na compra de produtos de fora do Estado com a alíquota praticada em SC.

Deixe seu comentário