Contraponto

Contraponto 16/8

O secretário Nazil Bento Junior, de Desenvolvimento Regional, na sexta-feira (9), fez uma visita ao prefeito Antonio Honorato, de Pescaria Brava. Em pauta a recuperação da SC-437, entre Santiago e Siqueiro e a busca de convênios com o Governo Estadual nas áreas  de Saúde, Educação, Obras e Turismo.

 

 

Concluído e equipado o anexo do Imperial Hospital de Caridade, da capital, presidido pelo lagunense José Carlos Pacheco, aguarda uma pequena injeção financeira do governo estadual para que seja aberto com 40 UTIs e moderno centro cirúrgico.
***
Pra não esquecer o nosso Hospital de Caridade de Laguna, aguarda da secretaria estadual de Saúde, a “merréca” de R$ 300 mil para concluir as obras da área que abrigará 10 leitos de UTI. Aguardando…
***
A exemplo de empresas daqui, as de Itajai estão a reclamar dos modelos de restrição à pesca da tainha, aliás das piores este ano. Os empresários querem outros parâmetros de captura. Levantamento preliminar do Grupo de Estudos Pesqueiros da Univali indica que este ano foram capturadas pela pesca industrial 1.050 toneladas de tainha em SC, bem abaixo das 1, 5 mil toneladas registradas em 2012. Quanto as restrições impostas, sabe-se, por exemplo, que, neste ano, só 60 embarcações foram credenciadas para a pesca, e a captura só é permitida a partir de cinco milhas da costa em mar catarinense.
***
Integrantes dos Conselhos Estadual de Turismo e Regional de Turismo Encantos do Sul, de hoje (16) até domingo (18), promovem reuniões (no Hotel São Silvestre, em Imbituba) e um roteiro de visita aos municípios de Imbituba (ali conhecendo estaleiro, barra de Ibiraquera, portinho, museu e praia do Rosa, Garopaba (praia e jantar), Criciúma (mina modelo), Urussanga (Vitivinícola), Orleans (museu e almoço) e Gravatal (termas), voltando no sábado mesmo para Imbituba, onde jantarão e pernoitarão, deixando a vizinha cidade no domingo pela manhã. Logo, como se vê, deixaram Laguna de fora, onde poderiam ver o centro histórico com seiscentos imóveis tombados pelo Iphan, Museu e Casa de Anita, pesca com auxilio dos botos, as baleias, sem precisar de embarcação e o Farol de Santa Marta, só para ficarmos com o “principal”. A saber que o conselho regional de Turismo – Encantos do Sul, é presidido por Adilson Silvestre, de Imbituba que, defende um turismo integrado e que, questionado pelo JL, disse que no roteiro proposto inicialmente, estava um jantar em Laguna, o que não foi aceito pelas nossas autoridades do setor, diga-se, com toda a razão.Pelo visto, a integração está longe de ser alcançada.
***
Poucos aqui sabem mas, quando esteve em Brasília, semana passada, o prefeito Everaldo dos Santos conseguiu, junto ao governo federal, a liberação de pagamento de algumas parcelas que estavam em atraso com o consórcio responsável pela construção da ponte Anita Garibaldi.
***
Sobre a busca da LAP – Licença Ambiental Prévia, para o Complexo Eólico Nova Laguna, que aguarda liberação da Fatma, é justo que se registre o empenho do presidente Gean Loureiro. Sempre que pode tem reafirmado o carinho que sente pela cidade juliana.
***
Na próxima segunda-feira, 19, o Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), inicia uma pesquisa para saber como está a saúde dos catarinenses. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) será realizada em todo o país, totalizando a participação de 1,6 municípios. Em Santa Catarina aproximadamente 2,5 mil residências devem ser visitadas por técnicos do IBGE. Farão parte da amostragem 59 municípios de todas as regiões do Estado, entre os quais Florianópolis, Laguna, Tubarão e Criciúma. O trabalho do IBGE consiste na aplicação de um questionário a todos os membros da família, em seguida um dos moradores é selecionado para realizar exames antropométricos (medição do corpo). Das pessoas entrevistadas, 25% serão selecionadas para a realização de exames de sangue e urina. O objetivo da pesquisa é municiar os estados e municípios com informações sobre suas necessidades de saúde. “Com esses dados em mãos, será possível fazer programas voltados às particularidades de cada região”, avalia a secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt.
***
Marcada para 3ª feira (20), das 9 às 11h no Salão Garibaldi, do Laguna Tourist Hotel, uma palestra versando sobre a implementação do controle interno nas secretarias municipais, apresentando as recomendações definidas para Laguna pelo Tribunal de Contas do Estado. Será palestrante, o consultor José Osvaldo Glock, da BFGM (Consultoria e Auditoria Governamental).

Deixe seu comentário