Contraponto

Colonização italiana

Colonização italiana
Em contagem regressiva para os 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina, um seminário especial será realizado em Laguna, em 18 de outubro, reunindo autoridades, pesquisadores e representantes da cultura ítalo-catarinense, logo tendo como objetivo mobilizar comunidades e instituições para celebrar a data histórica, reverenciar os imigrantes que, a partir de 1877, fundaram cerca de 30 cidades no sul do Estado, e garantir que suas tradições continuem vivas nas futuras gerações. A narrativa do seminário será conduzida simbolicamente por Anita Garibaldi, figura que representa os ideais de coragem e liberdade que também inspiraram muitos italianos a buscarem uma nova vida no Brasil. O encontro acontece no Clube Blondin. Vale destacar que Laguna que teve papel fundamental como porta de entrada das primeiras famílias italianas na região. Na programação: palestras com nomes como os escritores Nelma Baldin, Eusébio Tonetto, Deonísio da Silva e Névton Borttolloto, além de mediação de Fabiola Cechinel, Júlio Cancellier e Adilcio Cadorin. Presenças confirmadas do Deputado Júlio Garcia, Presidente da ALESC, Walter Petruzziello – Consiglio Generale Italiani all’Estero e prefeitos das cidades-símbolo da colonização italiana: Laguna, Pedras Grandes, Urussanga e Nova Veneza.

Casan com novo reservatório
A Casan-Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, executa de segunda, 18, a sexta-feira, 22, a interligação de novo reservatório de água à rede de distribuição de Laguna.
A empresa alerta que nesse período inicial a melhoria poderá provocar turbidez na água devido a elevação da pressão na rede, especialmente no Centro, Campo de Fora, Progresso e Esperança.

Recuperação judicial
Com mais de 60 anos de história, com 11 lojas distribuídas entre Laguna, Imbituba, Garopaba, Tubarão, Orleans, Urussanga, Forquilhinha, Nova Veneza e Criciúma, o Althoff Supermercados entrou em recuperação judicial, conforme pedido aprovado no Fórum de Criciúma.

Zé Dassilva em “Três Graças”
O escritor e cartunista Zé Dassilva, que já prestou trabalhos, na verdade o primeiro mapa turístico animado da cidade juliana, para o nosso Jornal de Laguna, é um dos autores de Três Graças, próxima novela das 19h da Globo.
Ele também prestou consultoria para a série “Brasil 70, a saga do Tri”, da Netflix, sobre a Copa de 70. A série terá a direção de Pedro e Paulo Morelli; Rodrigo Santoro fará João Saldanha e Bruno Mazzeo, Zagallo.

Deixe seu comentário