Contraponto

Arquivo da Casa Candemil

Arquivo da Casa Candemil

Com recursos na ordem de R$349.392,56, do PAC das Cidades Históricas, do Governo Federal, foi iniciada pela empresa Magapavi, de nossa cidade, a restauração da Casa Candemil, entre a travessa Manoel Pinho e a rua Fernando Machado, começando pela substituição de toda a estrutura. Ali, até ano passado funcionou o Arquivo Público, com coleções de jornais como O ALBOR e outras importantes publicações. A previsão é de que a obra seja concluída em julho. A lembrar que a luta por recursos do PAC das Cidades Históricas iniciou na administração do ex-prefeito Célio Antônio (PT), ainda em 2009 e continuou com o ex-prefeito Everaldo dos Santos (PMDB) e agora, pelo atual, Mauro Candemil. Coincidentemente, em 1997, os proprietários da casa, dona Zulma e os filhos Mauri e Mauro Candemil doaram o imóvel ao IPHAN que o reformou em 2000 e em forma de cessão de uso passou para o município por 20 anos.

 

95 anos de A Notícia

“O A NOTÍCIA se consolidou como uma das maiores escolas de jornalismo de Santa Catarina. Mais do que isso: o jornal, sem dúvidas, serve como elo aglutinador e propulsor da economia do Norte do Estado”. Ademir Arnon, presidente da Associação Catarinense de Imprensa, durante o painel “Cenário 2018: perspectivas sobre Economia e Política”, onde Moacir Pereira, o papa da área no Sul do País, foi um dos inteligentes palestrantes. Foi na última segunda-feira, em Joinville.

 

 Mais 32 novos assinantes

Com alguns dando como motivação a independência editorial e outros da forma e maneira como o JL vai todas as sextas-feiras para as residências de bem de toda a cidade, nos últimos sete dias ou até a manhã de ontem (1º), foram conquistados 32 novos assinantes. O JL agradece a confiança.

 

João Romão do Nascimento

Aos 88 anos, faleceu no último domingo (25), o dedicado médico dr. João Romão do Nascimento. Cearense de Ubajara, jovem ainda, após formado, estabeleceu-se em Laguna, onde só fez amigos, sempre com seu humor, típico dos nascidos na terra do Padre Cícero. Aqui casou-se com Ana Maria (Remor Lopes). Ao lado de outros conhecidos profissionais médicos, por 40 anos, na verdade desde de 27 de setembro de 1971, atuou no Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, atendendo na clínica médica, cadiologia e maternidade. Velado durante a segunda-feira(26), teve o corpo cremado em Palhoça.

 

10 anos da UDESC Laguna

O Magnífico Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Professor Marcus Tomasi, e o Diretor Geral do Centro de Educação Superior da Região Sul-CERES, Professor Carlos André da Veiga Lima Rosa, estão convidando o colunista para a solenidade de comemoração dos dez anos de fundação do CERES, em Laguna. Será no próximo dia 15, às 18h30, no auditório da “nossa” Udesc. Convite feito, convite aceito”.

Eduardo Moreira

Principal responsável pela vinda da Udesc, para Laguna, dependendo de agenda, deverá estar presente o governador Eduardo Pinho Moreira.

FORMATURA

Marcada para a próxima sexta-feira(9), a solenidade de formatura dos cursos de Engenharia de Pesca-Bacharelado, às 15h e Arquitetura e Urbanismo- Bacharelado, às 18h. Ambas serão realizadas no auditório do bloco II do CERES, em nossa cidade.

 

Karmensita recebe homenagem

A dinâmica secretária municipal de Educação, Karmensita Almeida da Rocha Cardoso, no próximo dia 10, pelo seu desempenho à frente da área educacional, aliás ela já foi gerente regional do setor, será homenageada na Grande Florianópolis, mais exatamente em Governador Celso Ramos.

Festival de Literatura

Com a participação de toda a sua equipe, Karmensita projeta a realização em julho, do Festival de Literatura, reunindo escritores daqui e de outras cidades catarinenses.

 

Buraqueira: Cleosmar Fernandes reivindica recursos

Como todo bom lagunense, também o presidente da Câmara, vereador Cleosmar Fernandes (PMDB), preocupado com o péssimo estado de nossas ruas, com “buracos esperando a vez”, depois de falar pessoalmente, encaminhou reivindicação ao presidente Valter Gallina, da Casan, solicitando o aporte de hum milhão de reais para buscar a recuperação, senão total, mas de boa parte da malha viária, aliás, principalmente as que sofreram com as demandas de implantação do esgoto sanitário.

Deixe seu comentário