Perfil

Vinícius Müller Bratti

Arquiteto e mestre cervejeiro, atua na fabricação de cervejas artesanais 

Após um período de estudo nos Estados Unidos, Vinícius Müller Bratti regressou ao Brasil com novas ideias e formas de ver a vida. Um dos hábitos vivenciados durante sua temporada em terras estrangeiras, foi o da fabricação de cerveja em casa, hábito muito comum entre as famílias americanas. O que inicialmente era tida como tarefa um tanto demorada e trabalhosa, foi ganhando a simpatia do arquiteto que por intermédio de amigos, que já realizavam esta experiência, fator decisivo para fazê-lo adentrar este universo: “Meu começo foi sozinho, pesquisando como se fazia a cerveja e estudando à respeito, para que eu pudesse entender todo o processo”, explica.
O próximo passo, foi a aquisição dos equipamentos: “Pesquisei em sites que vendiam produtos para cerveja caseira e para minha surpresa, havia alguns muito bons com muitos materiais. Comprei panelas, uma de 68,4 litros, para fervura e outra de 44,5 litros para filtragem, além de flanges, termômetros, filtro, arruelas, borrachas e extensor, entre outros”, recorda Vinícius que após a aquisição dos apetrechos tinha a certeza de que começava ali a história de um cervejeiro.
Há cerca de um ano e meio, estreitou os laços de amizade com Marcio Rodrigues Filho, hoje seu sócio na Laguna Craft Beer, espaço no Mar Grosso, aonde além de fazerem receitas cada vez melhores e surpreendentes, em breve, produzirão em massa.
Vinícius recorda que a bagagem adquirida no exterior deu o embasamento necessário para as primeiras experiências: “Não recebi ajuda alguma. Acho que devo ter visto mais de 300 vídeos e um livro em especial, também em inglês, o qual devorei em apenas uma noite, leitura que foi essencial e que me fez aprender muito e que até hoje serve de base”.
Sobre este universo, ele sintetiza: “Minha vida mudou completamente depois de ter conhecido este novo mundo, que é muito amplo de cervejas artesanais, festivais de cerveja, livros, profissionais da área com a mesma paixão em comum, que me estimulam a um interesse cada vez maior ainda sobre o assunto”.

Deixe seu comentário