Geral

Udesc anuncia reabertura do ginásio de esportes; quanto ao Restaurante Escola, sem data

Ginásio de esportes para a comunidade

Alvo de reclamações da comunidade esportiva de toda a cidade, ao que parece e como falou a reportagem do JL na tarde de ontem, 31, a diretora do campus/Ceres da Udesc, Patricia Synue, o Ginásio de Esportes Bertholdo Werner, inaugurado nos anos 70 e de propriedade do municipio e mais tarde transferido para o campus da Udesc, contando com quadra poliesportiva com arquibancadas/cadeiras nas duas laterais, e um espaço adjacente a academia de ginástica, após um longo e tenebroso “inverno” eis que a partir da próxima segunda-feira, 4, voltará a ficar à disposição dos lagunenses, evidentemente que obedecendo alguns critérios, como de apoio as aulas de educação física e atividades complementares, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida dos acadêmicos, alunos da rede pública municipal e até, se houver, para uma liga de futsal.
A partir da próxima semana, a solicitação de uso, por entidade organizada, deve ser feita junto a recepção da Udesc, que estudará caso a caso, com a diretora geral informando “que queremos usá-lo da melhor forma possível”, sem esquecer que desde 2015 aquele próprio público foi fechado para reforma da parte elétrica, pintura e troca de telhas, entre outras ações.

Restaurante Escola ainda vai demorar

Se o Ginásio de Esportes Bertholdo Werner está com suas obras concluídas, depois de quase sete anos, o mesmo não se pode dizer do Restaurante Escola, que mesmo dispondo de recursos (em torno de R$ 345 mil), ainda não tem a empresa contratada para efetivação das obras. Confira o que precisa ser realizado:
Atividade prática realizada durante a semana do peixe
A edificação do restaurante escola foi construída com recursos de R$ 1.162 milhão do Governo Federal e inaugurada em 12 de dezembro de 2016, seis anos depois continua fechado. Situado às margens da avenida João Marronzinho, no bairro Laguna Internacional o prédio vem sendo administrado pela Udesc Laguna que assumiu a gestão do local por meio de cessão de uso. Só que a universidade constatou inúmeras irregularidades construtivas e de instalações. A saber que outras atividades também foram pensadas em desenvolver, como cursos e palestras na área de gastronomia, mas que não puderam ser concretizadas em função da necessidade de adequação das instalações.
Todo o problema
Em abril de 2017 a universidade solicitou a vistoria do Corpo de Bombeiros para recebimento do Habite-se, que constatou e enumerou, em relatório, que o sistema de gás, a iluminação de emergência e o sistema contra incêndio não eram adequados. só que naquela ocasião, o orçamento de 2017 da Udesc já estava comprometido e a contratação dos serviços dependia da liberação de novos recursos.
Mas ainda assim,o escritório de cooperação técnica da Udesc procedeu, em julho de 2017, com a elaboração das plantas (de situação, arquitetônica, hidrossanitárias, preventiva de incêndio e elétrica) uma vez que a prefeitura não havia localizado nenhuma planta impressa, assinada e aprovada do restaurante escola.
As novas plantas foram aprovadas em dezembro de 2017 e em agosto de 2018 uma nova avaliação constatou inúmeras irregularidades construtivas e de instalação que foram divididas em 12 pontos que estão sendo sanados:
1. Revisão/ Alteração das instalações de gás canalizado e central de gás
Registros e reguladores instalados de forma incorreta, sem a devida distância entre eles. Novos registros serão embutidos em alvenaria. Após a retificação e melhorias no sistema de gás, deverá ser realizado o teste de estanqueidade e pressão, com emissão de um laudo técnico e ART como garantia de funcionamento do sistema.
2. Revisão/ Adequação do sistema de prevenção por extintores
Os extintores deverão ser colocados ou substituídos conforme sua validade e vistoria do corpo de bombeiros, sinalizados e respeitando as posições indicadas em projeto.
3.Revisão/Adequação do sistema preventivo de alarme contra incêndio
Manutenção de todo sistema de alarme e detecção, sendo que todos os componentes que não apresentam conformidade deverão ser substituídos de forma a garantir o pleno funcionamento do sistema, assim como substituição das tubulações de PVC junto ás fritadeiras e aos fogões por tubos de aços galvanizados.
4. Revisão/Adequação do sistema de iluminação de emergência
Todos os blocos de iluminação de emergência deverão ser revisados e adicionados blocos autônomos de iluminação no almoxarifado, hall de entrada e corredores.
5. Revisão/ Adequação do sistema de sinalização do abandono
Todas as placas indicativas de saída deverão ser revisadas. As placas indicativas de saída deverão estar posicionadas conforme consta no projeto.
6. Intervenção da região da cozinha/laboratório
O sistema de exaustão deverá ser alterado, realocando o motor elétrico do exaustor para a parte externa da cozinha. Verificação da ancoragem dos dutos de ventilação à laje de concreto existente.
7. Revisão/ Adequação de pisos e deck
Todos os barrotes e réguas de madeira do deck que estão deterioradas e apresentando danos, deverão ser substituídas, assim como toda a estrutura de apoio junto ao solo que cedeu, deverá ser refeita. Após procedimentos de reparo, o deck deverá receber nova pintura.
8. Revisão/Adequação de esquadrias
Todos os vidros danificados deverão ser substituídos, assim como deverão ser revisados todas as esquadrias de fechamento e dobradiças. Nas portas principais serão instaladas grades de correr, como medida para auxiliar a garantia da segurança.
9. Revisão/ Adequação das instalações elétricas
As instalações elétricas não são adequadas ás demandas dos equipamentos, visto que já ocorreu uma explosão do quadro de energia. Deverá ser realizada a verificação de disjuntores, interruptores e tomadas de alimentação dos equipamentos.
10. Revisão/ Adequação das instalações hidro sanitárias
Revisão do sistema, verificação de vazamentos, torneiras, válvulas de descarga, conjuntos de moto bomba, registros, tubos e de todos os componentes de forma a garantir o pleno funcionamento do sistema.
11. Pintura Geral
A edificação receberá pintura interna e externa, tendo em vista que há pontos onde ocorreram trincas, fissuras ou rachaduras que deverão receber o tratamento adequado.
12. Cobertura
Foi verificada a existência de goteira em alguns pontos, e para garantia de funcionamento e estanqueidade do sistema, será refeita toda a impermeabilização da laje.
Licitações desertas
Ainda que disponha dos recursos necessários para as obras, até esta semana não surgiu empresa interessada em efetivas as necessárias obras.

Deixe seu comentário