Geral

Transporte Coletivo – Empresa precisa do apoio de todos

Ninguém tem dúvida que os resultados nefastos da pandemia, continuam aparecendo e colocando à perigo centenas de vagas de trabalho.
E em Laguna não é e nem poderia ser diferente. Há alguns anos anos detentora do transporte coletivo da cidade juliana, a empresa Lagunatur enfrenta série dificuldades para manter as mais diversas linhas, sem é claro, pensar ou atender pedidos para criação de novas ou até mesmo para fazer voltar algumas suspensas.
E para deixar bem clara a situação que enfrenta, a administradora da empresa, Claudia Bonazza, esta semana participou da sessão ordinária da Câmara de Vereadores, ocasião em que destacou a crise (sem precedentes) que a empresa vive desde o início da pandemia, lembrando que em governos passados, contavam com incentivos, especialmente pela aquisição de passe escolar.
A situação está tão ruim, disse, os funcionários têm recebido a folha de pagamento de maneira parcelada, único jeito encontrado para manter o emprego. Logo, não há qualquer possibilidade quanto ao retorno de linhas já suspensas, ainda que aguarde algum tipo de apoio por parte da prefeitura, pelo menos para manter o horário de atendimento do comércio, aliás como já foi feito pela prefeitura da vizinha Imbituba.
Sabe-se que Bonazza encaminhou até mesmo uma solicitação para que o Executivo promovesse uma nova licitação para o transporte coletivo na cidade juliana, sem que houvesse, até então, obtido alguma resposta.
Ela lembrou que além dos encargos, o aumento seguido, do diesel têm inviabilizado a manutenção dos serviços, antecipando as dificuldades para vencer o próximo mês de maio,afirmando inclusive que os serviços poderão parar.
Com apoio de todos, sabe-se definitivamente que é preciso buscar o reequilíbrio econômico – financeira, a começar pela revisão tarifária.
Ainda na sessão
No Grande Expediente, também houve pronunciamento do Vereador Rodrigo Bento, PL, que defendeu a melhora na qualidade da estrutura do pessoal que atende no Centro de Triagem, para a Covid-19. Ele também falou que moradores do Parobé, estão adquirindo lajotas para pavimentação de uma praça.
Bento também registrou a falta de merenda escolar nas escolas municipais e que nos últimos dias, disse, tem apresentado deficiência. Mas não seria falta de recursos, defendeu. Uma mãe teria procurado o edil, para dizer que o filho chegou em casa com fome, porque não pôde repetir, sob a alegação do responsável de que poderia faltar para outros alunos, disse.
Prometeu encaminhar o fato ao Ministério Público. Por fim o vereador ainda lamentou a retirada da estante literária que estava em frente ao Mercado Público, e levada para atrás da porta do mesmo local, sob o argumento de que era “feia”, lembrando que o projeto estante literária arrecadou mais de 14 mil livros.
Projetos
Em segunda votação, foram aprovados por unanimidade, os projetos, de Lei Complementar 0009/2022, do Poder Executivo, que altera e acresce a lei 238, de 20212, que criou a Corregedoria e Ouvidoria da Guarda Municipal, o 00012, igualmente do Poder Executivo que revoga o anexo único mencionado na Lei Complementar 411/2019 e o substitui pelo rol de atividades econômicas de baixo risco constante do anéxo único da lei, o qual passa a integrar a lei complementar 270/2013, o 0001, de origem do Poder Executivo, aprovado por maioria, que regulamenta a instalação e o uso de extensão temporária de passeio público, denominada Parklet, e o projeto 0011/2022 de autoria do Vereador Rhomening Rodrigues(PSDB), que altera o caput E parágrafo primeiro do artigo primeiro da lei complementar 351, de 17 de agosto de 2017, e o projeto 00010/2022, aprovado por unanimidade, da Vereadora Nadia Lima, que institui a política municipal de educação em bem estar animal, de Laguna.

Deixe seu comentário