Cultura Laguna Variedades

Resgate da auto estima: Cine Mussi teve reabertura solene

Prestigiada com a presença da presidente do IPHAN, Jurema de Souza Machado, do coordenador do PAC de Cidades Históricas, Robson Almeida, do prefeito Everaldo dos Santos, superintendente estadual do IPHAN, em Santa Catarina, Liliane Janine Nizzola, secretário de Desenvolvimento Regional Robson Caporal (no ato representando o governador em Exercício Eduardo Pinho Moreira) e do presidente Bruno Breithaupt, do Sistema Fecomércio, acompanhado de conselheiros do Sesc, Senac e Fecomércio, além de outras lideranças da cidade como Ana Paula Citadin, do Iphan local, Natanael Wisintainer, do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista, José Eduardo Fernandes de Oliveira gerente da unidade do Sesc em Laguna, presidentes Samir Ahmad, da CDL e Izaias Viana, da ACIL, secretários municipais Luis Fernando Schifler Lopes, de Educação, Aderbal Cardoso, de Governo, Luiz Paulo Rezende, de Finanças, Celso Fernandes, de Comunicação, Luiz Felipe Remor, da saúde Graziele Sitônio, de Planejamento, Odacir Rech dos Santos, da Administração, Leonardo Pascoal, de Turismo e presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Maria Inês Uliano, da chefia de gabinete da prefeitura, terça-feira (9), aconteceu a cerimônia de reinauguração do Cine Teatro Mussi, inclusive com a assinatura do Termo de Cessão de Uso do espaço pelo Sesc na terra de Anita. A lembrar que a Magapavi Construtora e Incorporadora, empresa genuinamente lagunense, também teve importante participação nas obras, ainda que a maior parte tenha ficado por conta da Archaios Engenharia Consultoria, Projeto e Restauração, de Goiás.
A solenidade
Com suas instalações totalmente lotadas e tendo a jornalista Adriana Krauss como mestre de cerimônias, inicialmente foi apresentado o documentário “A vida do Cine Teatro Mussi”, com depoimento de alguns lagunenses que destacaram a importância e o significado do espaço. Entre os depoentes o ex-proprietário Carlos Alberto Mussi e ex-servidores da empresa, como Otto Siqueira (falecido recentemente) e Orniz Pavanatti, além de Lenira Nicolazzi, Maria Salete Remor de Souza, Mauricio de Paula Carneiro e Carlos Araujo Horn, citando filmes, exibição de orquestras e de peças teatrais com Procópio Ferreira e Virginia Laine,por exemplo. A superintendente estadual do IPHAN, Liliane Nizolla, falou sobre a luta desenvolvida em todo o período, inicialmente para a aquisição e depois para toda a obra. Disse ser muito satifatório estar ali depois de todo o caminho trilhado desde 2008, entregando o equipamento para os lagunenses que estão contentes em recebê-lo de volta. Já o prefeito Everaldo dos Santos, agradeceu o governo federal, os dirigentes do IPHAN e o coordenador do PAC, Robson Almeida, dizendo-se satisfeito e até citando outras conquistas junto a Brasília, com as obras do Mercado Público e do Cabeamento Subterrâneo do centro histórico, que juntas, consumirão quase 12 milhões. Por sua vez, o presidente Bruno Breithaupt, do Sistema Fecomércio, não economizou palavras para expressar a sua satisfação em conferir um novo momento para a cidade e para o Sesc, que através da cessão de uso, mais uma vez está contribuindo com o desenvolvimento cultural de toda uma região. Por último usou da palavra a presidente Jurema Machado, do IPHAN, que fez um completo histórico das obras do Cine Mussi, enumerando cada obstáculo ultrapassado. Disse também que o patrimônio de forma geral tem como objetico tornar a pessoa mais protagonista, mais ator do seu cotidiano, do destino da sua cidade, lembrando que em 2015 o IPHAN deverá promover solenidade para marcar os 30 anos do título do patrimônio histórico nacional de Laguna, encerrando dizendo que aquele dia (terça-feira -9) era dia de colher frutos, claro relacionando ao restauro do Mussi.
A obra
Em 27 de março de 2009, o IPHAN adquiriu a edificação, por R$ 812 mil. Em 2011 foi iniciada a restauração, ganhando equipamentos de segurança, de acessibilidade, de projeção e sonorização, camarins, banheiros e área de suporte técnico. Com poltronas vermelhas e ornamentos em gesso, o “novo” Cine Teatro Mussi recebeu do governo federal recursos na ordem de R$ 7,23 milhões. No piso superior, ficou um espaço para exposições itinerantes.
Homenagens
O IPHAN ainda homenageou pessoas que fizeram parte do Cine Teatro Mussi, como o ex-proprietário Carlos Alberto Mussi, Levi Ermes Rau (filho do Arquiteto Wolfgang Ludwig Rau, que projetou o cinema), o projecionista Ornis Pavanatti, Otto Siqueira (in memoriam e representado pelo filho Jackson) e Noé Mendonça, que impossibilitado de estar presente foi representado pela esposa Elisa. O Cine Teatro Mussi foi adquirido pelo Iphan com intuito de reativar o emblemático equipamento cultural, melhorar a qualidade de vida comunidade lagunense e principalmente, aumentar a visibilidade e o envolvimento da população com suas produções culturais, atentando a valorização do patrimônio. O Mussi foi projetado pelo saudoso arquiteto suíço Wolfgang Ludwig Rau, à pedido do sr. João Mussi e começou a ser construído em 4 de abril de 1947 e inaugurado em 17 de dezembro de 1950, com exibição do filme “A Valsa do Imperador”, que contava na plateia com dona Maria Bernadete Fernandes Pereira (viúva do saudoso Edgar Pereira) e que esta semana também conferiu a tão desejada reabertura (foto 1). Agora, a sua reabilitação aponta para parcerias que visam fomentar atividades culturais com ênfase em discussões sobre patrimônio, artes, história e meio ambiente, entre outros. E somente com atividades de fruição e formação cultural poderemos reverter uma realidade que muitas vezes ignora o patrimônio como parte de sua identidade. Presente, a Sociedade Musical Carlos Gomes, sob a regência do maestro Deroci de Oliveira, fundada em 8 de abril de 1882, executou o Hino à Laguna e o Hino Nacional Brasileiro. A noite ainda teve uma apresentação de dança com os bailarinos e coreógrafos Eric Zettermann e Luiza Wiss, com a coreografia “Simplesmente”, do programa de extensão Dança É Vida, da Udesc, campus de Laguna.
Placa
A presidente Jurema Machado, o presidente Bruno Breithaupt e o prefeito Everaldo dos Santos, descerraram a placa inaugural. Ao final houve uma apresentação especial do cantor Vanildo Machado.
SESC
O Sesc em Laguna já traz eventos durante o ano para a cidade. Com a nova infraestrutura e com a cessão de uso haverá a possibilidade de assistir grandes espetáculos no primeiro momento. Os filmes que serão exibidos integram o circuito cultural do Sesc e também do Iphan, a partir do próximo ano. Em Santa Catarina o Sesc integra o Sistema Fecomércio e como entidade sem fins lucrativos tem entre seus objetivos promover a melhoria da qualidade de vida dos comerciários, familiares, e sociedade catarinense, por meio de eventos e serviços nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência.

Deixe seu comentário