Educação

Produção de alimentos orgânicos

A partir de um bem montado projeto, a Escola de Educação Básica Elizabeth Ulysséa Arantes propôs aos alunos dos anos finais do estabelecimento a plantação de produtos orgânicos.
Considerando os conteúdos programáticos previsto em Plano de Curso, a professora Scheila Preve Costa, juntamente com os alunos dos anos finais e com a colaboração dos pais que compõem a Associação de Pais e Professores, construíram um horta dentro do espaço da escola.
Os itens plantados na horta são vegetais típicos do clima e da estação do ano e segundo a professora Scheila, “o trabalho que deve ser desenvolvido para se ter uma horta não é meramente plantar. Trata-se de um processo, que visa estudo acerca do local adequado, a compostagem que possibilite a adubação, o preparo da terra, escolha dos itens a serem plantados e o cuidado que se deve ter durante o cultivo”.
Todo o trabalho desenvolvido, visou a promoção da qualidade de vida com a proteção ao meio ambiente, mostrando a todos que fizeram parte das ações que, os quintais domésticos podem ser utilizados na produção de alimentos, mesmo com pequenos espaços, sem o uso de agrotóxicos e outras substâncias nocivas a saúde.
A proposta então desenvolvida teve como objetivo a adoção dos Três “R’s” para que se alcance a sustentabilidade, pois Reduzir, Reutilizar e Reciclar são princípios de uma sociedade preocupada com o futuro.
Todos os vegetais produzidos irão compor a feira da Associação de Pais e Professores da Escola, e nessa nova oportunidade, outros conceitos e conteúdos serão elencados, até para que a educação seja encarada como um processo.

Produção de alimentos orgânicos (1)

Deixe seu comentário