Perfil

Perfil: Empresas e empresários – Jane Vieira

Como a empresa começou
A imagem da mãe, dominando a cozinha na casa de sua cidade natal, Braço do Norte, é guardada com carinho na lembrança da empresária Jane Vieira, que teve seu primeiro contato com o mundo culinário no berço familiar, quando na pré-adolescência, em busca de mais informações e embasamento no assunto, se inscreveu em um curso para elaboração de pratos aprimorados. Por desejo do pai, Jane chegou a se formar em Pedagogia, especializando-se como Orientadora Educacional: “Minha família não admitia que os filhos não tivessem diploma. Entrei na área da educação com o intuito de ter uma formação. Jamais pensei seguir carreira”, relembra a empresária, que com o casamento, mudou-se para Tubarão: “Comecei a construir minha história com o Marcio na cidade azul. Lá, inicialmente trabalhei na Epagri e depois montei uma loja de confecção”. Paralelo a esta trajetória, em Laguna, o sogro construía o hotel Atlântico Sul, inaugurado em 1° de janeiro de 1984: “Começamos administrando o restaurante, que atendia apenas ao publico do hotel. Passávamos a temporada em Laguna e depois regressávamos. E assim foram por alguns anos, até o dia em que o Marcio decidiu abrir ao grande publico”, relembra, destacando a importância da data: “A iniciativa recebeu uma repercussão bem além da que esperávamos. Não imaginávamos vender tantas refeições. E daquele dia até hoje se passaram 17 anos”. O entrosamento de Jane com o restaurante e do marido com o hotel, acabou mudando os planos do casal: “Decidimos então que era hora de fixarmos residência na cidade, matricularmos os filhos em um colégio local e vivermos nossas vidas aqui”. No início, a responsabilidade de toda cozinha era da empresária, que contava com apenas uma assistente. Atualmente, o empreendimento emprega 30 funcionários na baixa temporada, com aumento na alta: “São cozinheiros, garçons e assistentes lagunenses. Fazemos questão de dar oportunidade para as pessoas da terra. Nossa prioridade é injetar sempre o lucro do restaurante nele mesmo, seja na capacitação dos funcionários ou nas instalações. Recentemente instalamos um novo buffet e introduzimos a chapa de grelhados. Até o final deste semestre estaremos finalizando a colocação do gesso, pintura e a parte de recepção do restaurante”. Mãe coruja de Henrique e Raul, Jane os vê como razão de sua vida: “Eles são tudo para mim. Se eles estiverem bem e felizes, eu estarei também. Sou muito família”.

 

Projetos
Profissionalmente pretendo investir ainda mais na infra-estrutura do restaurante, com a compra de equipamentos e qualificação dos funcionários. Na vida pessoal, quero diminuir a carga de trabalho.
Qualidades e Defeitos
Minha maior qualidade é ser perseverante. Meu defeito é ser exigente demais.

 

Conquistas
Minha maior conquista são os meus filhos Henrique e Raul. Eles são tudo para mim. Se eles estiverem bem, estarei bem também. Como empresaria fico feliz em ver o restaurante reconhecido, com nossos clientes cada vez mais fidelizados.

 

Lugares
Apreciar o mar. Não há lugar melhor para se estar do que na beira da praia.

 

Mania
Adoro praticar esportes. Correr, caminhar, dançar. Gosto de estar sempre em movimento.

 

Um Desejo
Uma viagem em família. Desde que meus filhos cresceram nunca mais tivemos a oportunidade de viver uma oportunidade como esta. Quero muito conciliar nossas agendas em um futuro próximo.

 

Viagens
Considero-me privilegiada por ter conhecido Machu Picchu, no Peru. É um lugar fascinante. Outro lindo local que tive a chance de visitar foi o Parque dos Glaciares, na Argentina.

 

Receita de Bem-Estar
Paz familiar. Sou muito família.

 

Não Vivo Sem
Óculos de sol, bolsa e celular.

 

Uma frase
Viver intensamente cada dia. É único e não vai se repetir.

Deixe seu comentário