Geral

OAB: sede leva o nome de Adib Abrahão Massih

Com a presença do presidente estadual em exercício da OAB- Ordem dos Advogados do Brasil, seção de Santa Catarina, dr. Eduardo de Mello e Souza, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina, dr. Juliano Mandelli Moreira, o presidente da Seccional de Laguna, dr. Matheus Carpes Lameira, ex-presidente da OAB local e atual conselheiro estadual, Leandro Bento e demais integrantes da entidade em nossa cidade, no final da tarde do último dia 4, aconteceu a cerimônia de descerramento da placa que dá o nome do saudoso causídico dr. Adib Abrahão Massih, para a nova sede.
Entre as falas, inicialmente ouvimos o dr. Adriano Teixeira Massih, filho do homenageado, dizendo que “hoje é sem dúvida alguma, um dia de grande alegria para mim e minha família, da qual estão presentes hoje conosco, minhas irmãs Andréa e Alessandra, meus tios Aldo e Almir, irmãos de meu pai, minha esposa Letícia, meu filho André, minha sobrinha Anna Dora e meu primo Diego.
É uma honra para nós, a homenagem que a OAB de Laguna e a OAB de Santa Catarina fazem, ao dar à sede de nossa subseção o nome de meu pai, Dr. Adib A. Massih.
Ele foi inscrito no quadro da OAB/SC em janeiro de 1959 e, somente parou de exercer a advocacia pouco tempo antes de seu falecimento. Foram mais de 56 anos de efetivo exercício da advocacia, tendo sido jubilado em 2006.
Foi o fundador da OAB Subseção de Laguna e seu primeiro presidente.
A Advocacia era não apenas sua profissão, mas uma paixão, motivo pelo qual, a exerceu com profundo afinco, respeito e ética, porém, sempre incisivo e incansável na salvaguarda dos direitos de seus constituintes, o que lhe causou grandes embates no exercício da profissão.
Mas, assim é a Advocacia. Não é profissão para covardes, conforme a célebre e conhecida frase de Sobral Pinto, que até os dias atuais é lembrada cotidianamente.
Seguia à risca os mandamentos do Advogado, mantinha emoldurado em sua sala de trabalho, os decálogos da advocacia (do imortal Eduardo Couture).
Sem dúvida, foi um Advogado que honrou, cumpriu e fez cumprir o juramento que fazemos ao ingressar na Ordem.
Foi inspirado em meu pai, que formei minha convicção de que queria ser Advogado, e nele procuro me espelhar para igualmente exercer tão nobre profissão. Se eu conseguir chegar ao tempo de encerrar minhas atividades cumprindo apenas uma parte daquilo que meu pai foi e representou, estarei muito feliz e poderei dizer que cumpri meu dever.
Graças a Deus, pude conviver e trabalhar com meu pai por longos anos e, com ele muito aprendi.
Lembro que em agosto de 1990, em razão da comemoração do sesquicentenário da morte de Anita Garibaldi, Laguna foi sede provisória, por um dia, dos Três Poderes Catarinenses. Aqui se instalaram o Poder Executivo, Legislativo e Judiciário de Santa Catarina.
O Egrégio Tribunal de Justiça de Santa Catarina, na época presidido pelo Exmo Desembargador João Martins se instalou na sede do Clube Blondin.
Naquela oportunidade, na condição de Procurador Geral do Município, me coube falar em nome do Poder Executivo Municipal, na sessão de instalação do Poder Judiciário, em sessão do Pleno.
Ao discursar lembrei da importância da terra juliana, da terra de Anita Garibaldi.
Lembrei que de Laguna, não partiu apenas o desbravamento do Brasil rumo às fronteiras do Sul. Partiram de Laguna, importantes figuras do cenário catarinense e brasileiro, nas diversas áreas de atuação.
Recordei daqueles que de Laguna saíram para integrar o Judiciário, no exercício da judicatura, sendo que alguns juízes chegaram a Desembargador do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado. Laguneses também chegaram ao nível maior da carreira do Ministério Público Estadual.
E, hoje não posso deixar de lembrar, que Laguna também propiciou para a Advocacia grandes e competentes Advogados cabendo aqui destacar obviamente além de meu pai, Dr. Adib A. Massih, também o Dr. João de Oliveira com quem meu pai iniciou na Advocacia, o Dr. Evilázio Silveira, já falecidos, o Dr. Ronaldo Pinho Carneiro e Dr. Ernesto Baião Bento, estes últimos ainda na ativa e, que ajudaram a formar essa Subseção forte, combativa e participativa.
A Subseção de Laguna, sem dúvida, tem grande participação no excelente trabalho que a OAB de Santa Catarina vem prestando aos cidadãos catarinenses. E continuará assim, com esses novos jovens advogados lagunenses, como nosso Presidente Dr. Matheus Carpes Lameira e também nosso Conselheiro Estadual Dr. Leandro Schiefler Bento, entre outros diversos colegas.
A sede da OAB de Laguna sempre foi um sonho nosso, advogadas e advogados lagunenses e a OAB catarinense finalmente o realizou, valendo aqui lembrar, nosso anterior Presidente Estadual, Dr. Rafael Horn, que assumiu e cumpriu o compromisso de construí-la e, que hoje representa a advocacia catarinense junto à OAB Nacional, sendo seu Vice-Presidente e também nosso presidente anterior da subseção, Dr. Leandro Schiefler Bento, que juntamente com sua diretoria, trabalharam incansavelmente para a construção da sede.
Muitos advogadas e advogados contribuíram para que a subseção de Laguna pudesse seguir forte, na defesa dos interesses dos advogados.
É importante, que os advogados sejam valorizados e tenham o apoio da OAB seja na capacitação profissional seja na preservação de suas prerrogativas, como também no reconhecimento daqueles que contribuíram e contribuem para o crescimento e fortalecimento da Instituição.
Agradeço uma vez mais em meu nome e de meus familiares a homenagem dando à sede de nossa subseção o nome de meu pai e, parabenizo a OAB de Laguna na pessoa do presidente dr. Matheus Carpes Lameira e de nosso conselheiro estadual dr. Leandro Schiefler Bento e a OAB estadual na pessoa de seus presidentes e diretores pelo reconhecimento e pela homenagem e, também pelo excelente trabalho que têm realizado.
A todos os presentes,
Muito obrigado”.
Eduardo de Mello e Souza
Na sequencia falou o presidente em exercicio, enaltecendo o trabalho de todos e o trabalho importante que é feito em todo o Estado.
Matheus Carpes Lameira
O presidente da OAB lagunense, disse “agradecer inicialmente a advocacia lagunense pela oportunidade de estar à frente da subseção de Laguna, para desenvolver os trabalhos, iniciados pelo nosso fundador, com o auxílio e o engajamento de todos”. Destacou o trabalho do presidente da Caasc, dr,Juliano Mandelli Moreira que deu o suporte ao advogado jovem, com a entrega do Certificado Digital gratuito”.
Falou ainda sobre as muitas conquistas da classe, citando a evolução da defensoria dativa, o respeito as prerrogativas, a interlocução entre as instituições e que sempre foi um pilar da OAB, seccional e subseção.
E é através desse trabalho contínuo que hoje temos uma OAB mais experiente, forte e unida”.
Encerrou sua fala, afirmando que a subseção da OAB de Laguna, neste ato, presta a mais sincera e justa homenagem para o homem, advogado e colega, que tornou tudo isso possivel.
Nosso muito obrigado”, finalizou.

Deixe seu comentário