Perfil

Márcio José Rodrigues Filho

O advogado formado pela Universidade Federal de Santa Catarina é sócio da Laguna CraftBeer, uma startup cervejeira.

Aos 30 anos, o lagunense Márcio José Rodrigues Filho divide seu dia entre duas de suas maiores paixões: a advocacia e a arte de fazer cerveja. Filho de dona Gracinha e Márcio Rodrigues, o advogado formado pela Universidade Federal de Santa Catarina é sócio da Laguna CraftBeer, uma startup cervejeira.
Sobre sua trajetória profissional até o momento, Marcinho, como é conhecido entre os amigos, revela: “No decorrer do curso de Direito, fiz estágios em pequenos e grandes escritórios de advocacia, bem como em gabinetes de Juízes e Desembargadores. Comecei a advogar em Florianópolis. Pela necessidade de aprimorar a gestão do escritório onde trabalhava, bem como para compreender o contexto de meu público alvo, passei a cursar Administração pela UFSC, o que acabou coincidindo com o contexto cervejeiro”.
O gosto pelas cervejas artesanais e transformar o hobby em trabalho, foi materializado através da parceria com o amigo Vinícius: “Na época em que fiz cursinho pré-vestibular em Tubarão, o Vinicius viajava no mesmo micro-ônibus que eu, mas ainda cursava o ensino fundamental. Àquele tempo, 5 anos de idade de diferença significavam um abismo. Quando retornei da capital depois de quase dez anos, reencontrei-o com outros amigos. Este lapso etário acabou sumindo depois de tanto tempo. Gosto de cervejas artesanais há alguns anos. Sobre a produção de minha própria cerveja era algo ainda um pouco distante, mas que despertava um grande fascínio. Mas todos os passos da produção, especialmente os iniciais, aprendi com meu sócio. Especificamente sobre a cerveja, uma das primeiras coisas que ele me disse foi que produzia. Minha frase seguinte foi “Posso te ajudar na produção a qualquer hora?”. De lá até agora foram mais de quarenta receitas, uma mais única que a outra. Mas de algum modo as transformações químicas mexiam comigo. Se pudesse voltar no tempo, talvez eu tivesse cursado Farmácia ou Engenharia Química”.
Para 2017, a expectativa é de ainda mais trabalho e muito empreendedorismo: “Iniciarei o ano jurídico com meu escritório de advocacia de portas abertas e com a Laguna CraftBeer nas gôndolas”, finaliza.

Deixe seu comentário