Saúde

Gripe A – Esforço para atingir 100%

Das 18.082 pessoas enquadradas 14.686 foram imunizadas

 

Mesmo que a meta estabelecida de 80% do público alvo, tenha sido superada, a secretaria municipal de Saúde reforça a importância da vacinação para os grupos prioritários da terra de Anita. Prevista para terminar hoje (30), a campanha contra a gripe A até o inicio da semana havia alcançado 91,93% de cobertura, ou mais precisamente 14.686 pacientes, com a expectativa de até hoje imunizar um total de 18.082 pessoas. A imunização protege a pessoa contra três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e influenza B). Crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas e trabalhadores da saúde estão nos grupos prioritários. Os pais devem levar a carteira de vacinação das crianças. Os adultos também devem levar a carteira de vacinação, mas a ausência do documento não impede de tomarem a vacina. Os profissionais de saúde devem apresentar a carteira profissional e as mulheres, o comprovante de puérperas. Os doentes crônicos podem se vacinar levando a receita médica.
Categorias de risco clínico com indicação para vacina contra influenza
Doença respiratória crônica; Doença cardíaca crônica; Doença renal crônica; Doença hepática crônica; Doença neurológica crônica; Diabetes; Pacientes imunodeprimidos; Obesos grau III; Transplantados; Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras.
Prazo
Quem ainda não recebeu a vacina deve procurar ainda hoje(30) uma das 12 unidades de saúde de Laguna (Barranceira, Magalhães, Vila Vitória, Portinho, Cabeçuda, Caputera, Mar Grosso, Passagem da Barra, Esperança, Roseta, Ribeirão Pequeno e Campo de Fora), das 7h às 11h e das 13h30 às 16h.

Deixe seu comentário