Geral

Câmara aprova balancetes e antes ouviu o historiador Cadorin

GRANDE EXPEDIENTE

Fizeram o uso do Grande Expediente, os vereadores;

CÂMARA APROVA BALANCETES E ANTES OUVIU O HISTORIADOR ADILCIO CADORIN

Na sessão realizada na última terça-feira, 20, além de apreciar e aprovar projetos, abriu um espaço para o historiador Adilcio Cadorin que falou sobre o espetáculo A Tomada de Laguna e a visita que faz à cidade, o trineto de Anita, Francesco Garibaldi Hilbert

A fala de Cadorin

Foi aberta a palavra ao ex-prefeito, advogado, escritor e historiador Adilcio Cadorin, diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi.

Inteligente, presente na sessão da Câmara, o ex-prefeito  falou sobre o espetáculo “Tomada de Laguna” que vem sendo realizado, no Centro Histórico de Laguna. Na ocasião, Cadorin, que é diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi, comentou com satisfação a realização do evento, e que esse era um momento histórico para a cidade, que neste ano conta com a presença do trineto de Anita e Giuseppe Garibaldi, Francesco Garibaldi Hilbert.

PROJETOS APROVADOS

Balancetes

Por maioria, foram aprovados os balancetes financeiros da prefeitura referentes aos meses de maio, junho e julho deste ano.

AUTOR: Poder Executivo

BALANCETES FINANCEIROS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGUNA RELATIVOS AOS MESES DE MAIO, JUNHO E JULHO DE 2022

Discussão/Única Votação: APROVADO POR MAIORIA

—————————–

Projeto de Lei n. 0055/2022

AUTOR: Edi Goulart Nunes

EMENTA: INSTITUI O DIA MUNICIPAL DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE LAGUNA

JUSTIFICATIVA: “Cosme e Damião eram dois irmãos árabes, gêmeos, que residiam na região da Ásia Menor. Filhos de uma família nobre, acredita-se que seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Viveram durante o século III, embora a sua data de nascimento seja incerta. Eles eram médicos cristãos e demonstravam grande compaixão pelos doentes, seres humanos e animais, curando-os sem exigir recompensa. Ficaram conhecidos como inimigos do dinheiro e, posteriormente, foram acusados de serem inimigos dos deuses romanos, pois diziam que eles curavam através de feitiçaria. Por esse motivo, os jovens foram condenados à morte por ordem do Imperador Diocleciano, por volta do século IV d.C. Os restos mortais encontram-se na Síria, em uma basílica construída para os santos. A partir do século V, na região do Mediterrâneo, o culto aos santos já estava estabilizado.”

Discussão/Segunda Votação: APROVADO POR UNANIMIDADE

—————————–

Projeto de Lei n. 0057/2022

AUTOR: Poder Executivo

EMENTA: INSTITUI O PROGRAMA DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL DE BOVINOS NO MUNICÍPIO DE LAGUNA, ESTADO DE SANTA CATARINA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

JUSTIFICATIVA: “O Programa de Inseminação Artificial – PIA auxiliará o produtor rural do Município de Laguna, Santa Catarina, com assistência técnica especializada. Os investimentos realizados no PIA proporcionarão o atendimento de um maior número de produtores rurais, bem como possibilitarão a melhora dos atuais índices zootécnicos da produção de bovinos do município. Isso porque, a adoção da técnica de inseminação artificial melhora a genética do rebanho bovino, que pode se desenvolver em um menor período de tempo, utilizando de sêmen de touros testados e certificados em suas características reprodutivas e produtivas, bem como o teste de suas progênies. A adoção da técnica de inseminação artificial auxiliará na melhoria das características desejáveis no rebanho bovino, evitará a transmissão de enfermidades causadas por touros infectados, permitirá cruzamentos alternados entre diferentes raças bovinas, facilitará o controle e registro de manejo de animais e viabilizará a padronização do rebanho. Frisa-se, ainda, a importância do incentivo aos produtores rurais do município, principalmente ante os prejuízos decorrentes das fortes chuvas e alagamentos experimentados pelas populações rurais no ano de 2022.”

Discussão/Segunda Votação: APROVADO POR MAIORIA

—————————–

Projeto de Lei n. 0061/2022

AUTOR: Mesa Diretora

EMENTA: REVOGA A LEI ORDINÁRIA Nº 2.204, DE 05 DE MAIO DE 2021, QUE DISPÕE SOBRE A DIVULGAÇÃO DE LISTAGEM DE PESSOAS VACINADAS CONTRA A COVID-19 NO MUNICÍPIO DE LAGUNA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

JUSTIFICATIVA: “A Lei n. 2.204, de 05 de maio de 2021, dispõe sobre a divulgação de listagem de pessoas vacinadas contra a COVID-19 no Município de Laguna e dá outras providências. Considerando que estamos já há um bom período com uma queda significativa no número de casos diários de contaminação do Covid-19, bem como, o alto percentual de munícipes já vacinados no município de Laguna, e ainda, a reunião realizada no dia 06/09/2022 junto à 2ª Promotoria de Justiça de Laguna, torna-se necessário a revogação da citada Lei Ordinária. Importante ressaltar ainda que a Lei Ordinária não possui mais eficácia, eis que foi criada com o intuito de fiscalizar a ordem de vacinação no Município e atualmente, todos os Munícipes já foram e/ou podem ser vacinados.”

Discussão/Segunda Votação: APROVADO POR UNANIMIDADE

—————————–

Projeto de Lei n. 0067/2022

AUTOR: Poder Executivo

EMENTA: ALTERA DISPOSITIVO DA LEI Nº 2.075, DE 21 DE MAIO DE 2019, QUE INSTITUI AUXÍLIO FINANCEIRO A ATLETAS E EQUIPES QUE REPRESENTEM O MUNICÍPIO DE LAGUNA EM COMPETIÇÕES ESPORTIVAS OFICIAIS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

JUSTIFICATIVA: “Apresentamos aos Ilmos. representantes do Poder Legislativo o presente Projeto de Lei, que tem por objetivo atualizar os valores destinados aos atletas e equipes que representem o município em competições oficiais nacionais e internacionais. A municipalidade editou, em 21 de maio de 2019, a Lei nº 2.075, que prevê a instituição de auxílio financeiro para custeio de despesas com transporte, hospedagem, alimentação e/ou pagamento de taxas de inscrições relacionadas às referidas competições, aos atletas e/ou equipes que se habilitarem ao recebimento, nos termos do art. 2º da lei em questão. Ocorre que, diante do atual cenário econômico-financeiro, custos com alimentação, hospedagem, alojamento, e principalmente transporte estão cada vez mais altos. Desse modo, para que a lei em questão não se torne obsoleta é necessária a atualização dos valores contidos no seu art. 3º, §2º. A prática esportiva é, notadamente, um instrumento de transformação social, desse modo o incentivo aos atletas e às equipes deve ser levado em consideração. Uma vez representantes deste município, os atletas ou as equipes são vistos como o reflexo da sociedade lagunense, e suas conquistas enaltecem o município.”

Discussão/Primeira Votação: APROVADO POR UNANIMIDADE

Trineto de Anita foi homenageado

“Tenho sangue de Laguna” disse Francesco Garibaldi Hilbert, trineto de Anita e Giuseppe, ao receber homenagem da Câmara de Vereadores na tarde de quarta-feira

O trineto de Anita e Giuseppe,  Francesco Garibaldi Hilbert, visitou o parlamento lagunense na tarde de quarta-feira (21), oportunidade em que  recebeu uma placa como  homenagem por ser descendente de Anita.

Francesco foi recebido no gabinete da presidência, acompanhado do diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi, Evandro Carneiro Flora, que na ocasião foi o intérprete entre os parlamentares e o italiano.

Ainda na sala da presidência, Francesco foi questionado sobre sua vinda à Laguna, e o que estava sentido ao pisar na cidade onde Anita Garibaldi nasceu. “Tenho sangue de Laguna, é muito emocionante”, comentou.

O trineto de Anita, é engenheiro, e ainda na região visitou  a cidade Pedras Grandes, onde participou da inauguração da réplica da Torre de Pizza. Ontem,22, participou de inauguração da estátua de Anita Garibaldi, em Tubarão, uma réplica da estátua da Heroína, que está em Roma.

Para o presidente da Câmara, Rhoomening Rodrigues, “é um momento histórico receber o senhor Francesco Garibaldi aqui no parlamento, o mesmo poder constituído,  que, durante a tomada de Laguna e a república Juliana, deu respaldo a Giuseppe e Anita Garibaldi. Ver um descendente de Anita aqui, nos emociona e muito, por saber que todo este momento ultrapassa o limite da história e sedimenta um laço que jamais será esquecido” disse Rodrigues.

A entrega da homenagem foi feita, no plenário Anita Garibaldi, pelo presidente da Câmara Rhoomening Rodrigues, e contou com a participação dos vereadores Anderson Silveira de Souza, Patrick Mattos de Oliveira, Rodrigo Bento, Kleber Roberto Lopes Rosa, Gustavo Cypriano dos Santos, Nádia Tasso Lima, Hirã Floriano Ramos, Eduardo Nacif Carneiro e Luiz Otávio Pereira, além da imprensa e servidores do Poder Legislativo.

Francesco Garibaldi Hilbert, está em Laguna e irá prestigiar o espetáculo “A Tomada de Laguna”, que vem sendo apresentado desde quarta-feira,21 e que irá até amanhã, 24.

Deixe seu comentário