Variedades

União 156, 3 de Maio 109 anos

Se o Colégio Stella Maris, completará 105 anos (confira a matéria na página 12), o próximo dia 3 marcará também a passagem de aniversário da Sociedade Musical União dos Artistas, que festejará 156 anos e da Sociedade Recreativa 3 de Maio, que comemorará 109 anos de fundação. As três instituições, na verdade, são referências e motivo de orgulho para nossa gente.
Sociedade Musical União dos Artistas
Foi fundada pelo maestro Luiz Augusto Werner, um grande apaixonado pela arte musical, em 3 de maio de 1860. Com apenas sete meses de existência a União então regida por Pedro Nolasco, fez parte de um espetáculo de gala que a sociedade lagunense promoveu no Teatro 7 de Setembro (onde hoje funciona o Centro Cultural Santo Antônio), em homenagem ao Monarca Imperador D. Pedro II, pela passagem de seu aniversário, dia 2 de dezembro de 1860. Alí iniciava a sua longa caminhada. A vida desta velha corporação musical está intimamente ligada a tudo que diz respeito à comunidade lagunense, como a participação em 25 de março de 1885, na despedida dos 21 voluntários lagunenses que embarcaram para a guerra do Paraguai, sendo conduzidos pelos seus acordes. Ela também abrilhantou quermesses para angariar fundos para a construção do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos, para reconstrução do Clube Congresso Lagunense, entre outras ações, escrevendo seu nome e deixando nas linhas da história lagunense sua própria história. É presidida atualmente por Maurício Espíndola.

Banda União dos Artistas
Sociedade Recreativa3 de Maio
Era três de maio de 1907 quando reunidos provisoriamente em uma casa, moradores do Magalhães tomaram a decisão de fundar um clube social e que se chamaria Sociedade Recreativa 3 de Maio. Daquele tempo, além das lembranças e da tradição, também sobraram atas, como a que revela que no dia 27 de julho de 1907, alguns sócios reuniram-se para eleger aquela que seria então a primeira diretoria que iria dirigir os destinos do clube no período de 1907 a 1909. Na época, como presidente foi eleito Joaquim de Souza Junior, vice presidente João Esteves Soares, 1º secretário Paulino Costa, 2º secretário Alcides Soares da Silva, tesoureiro Agostinho Gonçalves Faísca, 1º procurador Zelindro Antonio dos Santos e 2º procurador Heliodoro Thomaz da Cunha. De lá pra cá, muita coisa mudou, além da nova sede (a antiga localizava-se onde hoje é a residência do engenheiro Vaner Palma de OLiveira), na mesma avenida João Pessoa, aliás distando poucos metros uma da outra, o clube tem passado por constantes aprimoramentos em seus dois andares, onde funcionam o salão de festas, secretaria, 2 bares, cancha de bocha, boate, sala de tv, área da churrasqueira, banheiros masculino e feminino, sala de espera, cozinha e guarda volumes, além de uma área de 900m², localizada ao lado da atual sede. Hoje é presidida por Orlandinho Pereira.

Sociedade Recreativa 3 de Maio

Deixe seu comentário