Aquicultura e Pesca

Semana do Peixe 2016 terá início no dia 1º de setembro

Entre os próximos dias 1º a 15 de setembro será realizada a Semana do Peixe, evento originalmente criado pelo Governo Federal que este ano será coordenado pelas seguintes instituições: Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Comitê de Pesca das Indústrias do Estado de São Paulo (Compesca-Fiesp) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Secretaria de Aquicultura e Pesca.
Em entrevista recente à SeaFood Brasil (http://seafoodbrasil.com.br/), o Sr. Abraão Oliveira Neto, coordenador da Semana do Peixe, declarou: “A união, de forma articulada, do setor privado, sem, naturalmente, abrir mão do apoio institucional do governo, é uma maneira de resgatar a pujança da data, criando uma cultura duradoura de consumo de peixes e frutos do mar no Brasil, além de estimular a criação de emprego e renda construindo, assim, uma nova perspectiva de geração de negócios no setor”.
“Peixe é saboroso, saudável e sustentável” será o slogan da edição deste ano. De modo similar às edições anteriores, a Semana do Peixe 2016 irá incentivar o consumo de pescado entre os brasileiros. Adicionalmente, o evento se propõe a trazer descontos aos consumidores finais, sendo pertinente destacar que esta premissa também será aplicada para o setor varejista. Segundo os organizadores do evento, o setor produtivo nacional pode e deve desde já, negociar condições especiais com os seus fornecedores.
A Semana do Peixe visa ser a terceira data mais importante para a venda de pescado no país, depois da Semana Santa e do Natal. Em edições anteriores, este evento já foi responsável pelo crescimento de cerca de 30% nas vendas de frutos do mar durante o período. Buscando repetir esta “receita de sucesso”, estão sendo programadas uma série de atividades que buscarão estimular o consumo de pescado no País, tais como: eventos com a cadeia produtiva, oficinas educacionais para crianças, divulgação de materiais promocionais junto ao consumidor final, distribuição de material promocional e educativo, circulação das ações na grande mídia, entre outras.
Nos últimos anos, o pescado têm atraído de sobremaneira a atenção do comércio. Em parte, este cenário deve-se ao fato de que a venda de pescado usualmente estimula o consumo de outros itens com bom valor agregado, como azeite e vinho. Além disso, os diversos benefícios do consumo regular de pescado (Ex: presença de aminoácidos essenciais, alta digestibilidade e grande valor nutritivo) têm impulsionado as vendas desta importante fonte de proteína animal ao redor do mundo.

Por:
Prof. Dr. Eduardo Guilherme Gentil de Farias, Engenheiro de Pesca
Prof. Dr. Giovanni Lemos de Mello, Engenheiro de Aquicultura
Prof. Dr. Jorge Luiz Rodrigues Filho, Biólogo
Prof. Dr. Maurício Gustavo Coelho Emerenciano, Zootecnista
aquicultura.pesca@gmail.com

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