Variedades

Resgate do passado: Mãe, eu quero a TV Eldorado

*Por Luís Cláudio J. Abreu

Lá no início do blog, falei sobre a chegada da televisão em Laguna, e hoje retorno mais uma vez ao tema Televisão . Quando entrei no Arquivo Público Municipal, indo direto aos exemplares do jornal O Renovador, dos primeiros cinco anos da década de 1980, achei relatos de uma grande “batalha” para trazer os sinais da primeira emissora de televisão do sul catarinense, a TV Eldorado – Canal 09, de Criciúma até Laguna, onde não havia repetidora, ainda. E, fazendo uma completa resenha dos artigos publicados no valente periódico, faço uma revisitação à essa história, que você pode conhecer logo após o top de cinco segundos…
A caixa mágica chegou ao sul catarinense lá nos idos de 1964, torres de microondas, sinais fracos, chuviscos, fantasmas e, às vezes a imagem de uma novela ou de um telejornal aparecia na tela, assim era a televisão em seus primeiros anos no solo barriga-verde, com os sinais da TV Piratini e Gaúcha.
Passados dez anos, em 1974, o radialista Antônio Luiz (in memorian), da Rádio Eldorado, formula à direção da emissora a ideia de criação de uma emissora televisiva, mas aos olhos do Ministério das Comunicações isto era impossível, pois a cidade não estava no Plano de Distribuição de Canais, na região carbonífera, apenas Siderópolis tinha possibilidade de ter um canal, o 02, que recebeu o nome de TV Cultura, mas nunca transmitiu. Após algumas visitas do então DENTEL – Departamento Nacional de Telecomunicações à Criciúma, é que se tornou viável a instalação da emissora, sendo assim, afiliada à Rede Bandeirantes, entrava no ar em 10 de outubro de 1978, na fase de testes o canal 09 – TV Eldorado, que estreou oficialmente em janeiro do ano seguinte, como uma das mais modernas emissoras da região sul e uma das primeiras à transmitir e receber programação via-satélite no Brasil.
Ao passo de que em Criciúma se inaugurava uma televisão, em Laguna se abria um jornal era O Renovador (cuja história ainda contarei), que saía semanalmente às bancas estreando em 29 de maio de 1979.
O lema do pequeno, porém valente periódico era ser o ‘’defensor das causas da Laguna’’, e, foi bravamente que, em 26 de julho de 1980, começou a iniciar a campanha para trazer o sinal da emissora criciumense para a cidade juliana. A manchete de capa trazia uma entrevista com o funcionário da TV Odilon Silveira Caetano, dizia que havia um forte “interesse da direção deste canal no sentido de levar à Laguna as suas imagens”, e ainda dizia a matéria, que o povo estava cansado das promessas feitas que em nada se concretizavam. Tanto eco fez a reportagem que apareceram movimentações na sociedade local como o então presidente do Rotary Club Juliana, Édilo Kfouri que prometia ir de “mangas arregaçadas” e o deputado gaúcho Celso Testa (in memorian) que prometia interferir em favor da nossa cidade para que o DENTEL agilizasse os processos de autorização para instalação de equipamentos. Em sua coluna ‘Contraponto’, o jornalista Márcio M. Carneiro, apontava “(…) a verdade é que não é há nenhum interesse comercial dos 3 canais. Em Laguna, quem anuncia na TV? (…)”.
Faltando apenas alguns meses para o fim de 1980, o jornal passou a dedicar linhas para “convencer” a TV Cultura, de Florianópolis (então componente da RCTV – Rede Catarinense) à mandar técnicos para arrumarem os equipamentos da repetidora lagunense, o apelo só foi atendido após passar mais de um mês e, quando o sinal da florianopolitana voltou… A reclamação foi ainda maior, a qualidade era precária, o sinal vinha fraco, mesmo assim quando o cenário parecia que não mudaria, uma notícia surgiu para agradar a todos, uma nota dizia que a repetidora da TV Eldorado, seria finalmente instalada em dezembro, logo mais surgiu o prazo: 15 ou 25 dezembro, segundo um dos dirigentes do Grupo Freitas, Evaldo Stopassoli. Papai Noel veio, passou, e a repetidora não chegou…
A televisão do lagunense sintonizava apenas dois canais quando o ano de 1981 iniciou, era o canal 6 (TV Cultura) e o canal 12 (TV Catarinense), chegava a população a notícia de que o canal 9 criciumense já havia expandido seu sinal por todo norte e oeste catarinense, e a pergunta que se fazia era: e a Laguna? Não ganha um novo canal?. Há quem especulasse que a emissora iria instalar sua torre no alto do Morro das Laranjeiras — melhorando assim também a imagem em Tubarão — e que estavam apenas aguardando autorização do DENTEL, porém a instalação foi feita no Morro da Glória.
Com tantas informações, a novela que parecia caminhar para mais um episódio das reivindicações não atendidas da cidade de Laguna, ganha uma reviravolta quando a coluna Enfoque, da edição de 14 de março, anunciava em primeira mão que o DENTEL, atendendo — finalmente — à solicitação feita pela Prefeitura Municipal e pela direção da TV Eldorado, assinou a portaria 0431/81 que autorizava a retransmissão de imagens daquele canal em Laguna, pelo canal 03, este era um dos últimos requisitos para que finalmente o sinal chegasse à cidade. Para completar, na semana seguinte, o gerente da emissora em Florianópolis, Ariovaldo Huáscar Machado (in memorian), veio à cidade juliana para lançar o novo prazo de instalação: 30 ou 40 dias no máximo… e agora José, será que vem?
Mas o prazo expirou e, mais uma vez, O Renovador ia reclamando da demora, vale lembrar que a pequena emissora fazia parte de uma rede de rádio e televisão em expansão em expansão, e, que todos os equipamentos eram importados e demoravam à vir. A prioridade máxima não era só instalar as retransmissoras do canal 09, como também aparelhar as estações radiofônicas — nestas inclui a nossa Difusora.
Seria um milagre do nosso padroeiro? Colunas Sociais que foram publicadas um pouco antes das festividades à Santo Antônio, informavam que a instalação da torre retransmissora seria no dia 10 de junho e, que na ocasião uma equipe iria filmar a Festa de Santo Antônio dos Anjos. Mas nada chegava no Canal 03, até que surgiu – finalmente – um prazo que parecia ser cumprido, depois de tantas idas e vindas – dia 25 de junho de 1981.
E assim foi feito, numa bela quinta feira, com imagens que poderiam chegar – por questões técnicas – pelos canais 02 e 03, as antenas lagunenses ganhavam mais um sinal para captar, comemorações não faltavam, não só por parte da população local, mas também por parte da direção do canal 09, que dizia que assim como em Florianópolis e em Joinville, eles iriam liderar em Laguna também. Para comemorar ainda, uma equipe de reportagem chefiada pelo diretor Antônio Luiz esteve na cidade gravando um especial (será que a fita ainda existe?) que foi exibido no dia 29 de julho, no “aniversário de Laguna”, para todo o estado.
Porém nem tudo foi festa, houve alguns descontentamentos por que o canal 03, estaria interferindo nas outras duas retransmissoras, o diretor-geral da TV Eldorado em Criciúma, enviou nota onde ele explicava que a torre e seus equipamentos de transmissão estavam bem instalados e, que a emissora não procurava prejudicar suas concorrentes e o telespectador, apontando ainda que o problema das “interferências” poderia estar nos equipamentos das outras torres. Paralelo à isso, houve um movimento de comerciantes locais que ‘correram’ para anunciar no novo meio de comunicação, tanto que os contratos, em 1983, chegaram à cifra de 2 milhões de cruzados, e assim foi durante muitos e muitos anos, com a Eldorado sempre liderando no Ibope em muitos momentos. Para encerrar toda esta história, é preciso contar alguns fatos que aconteceram passados alguns anos depois.
Em 1982, a TV Cultura, de Florianópolis, foi adquirida pela TV Eldorado, a emissora da capital possuía grande audiência por priorizar a programação esportiva (mesmo que às vezes deixasse de exibir jogos) e a criciumense possuía grande foco jornalístico, as duas e mais as rádios se uniram numa cadeia estadual, criando a Rede de Comunicações Eldorado – RCE, mas tamanha audiência e prestígio não conseguiram impedir a divisão de todas as empresas do grupo no ano de 1995, quando foram vendidas, a emissora criciumense passava a integrar a RBS. No seletor de canais lagunenses, o canal 03, hoje em dia é ocupado pelo SBT Santa Catarina, e pertence (a concessão) ao grupo SCC, desde o final da década de 90. E a RBS TV Criciúma (ex-Eldorado) transmite seu sinal em Laguna, pelo canal 08.
*Estudante do 9º ano da Escola de E. Básica Saul Ulysséa e autor do blog asmileumahistoriaslaguna.blogspot.com.br

Deixe seu comentário