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Ponte de Laguna – Chegam equipamentos vindos de Portugal

Um ano após a visita a Laguna, da presidenta Dilma Rousseff, completado na última terça-feira (21), o consórcio Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase, deu início agora em maio, a construção das aduelas para compor as pistas da BR-101 Sul sobre a Lagoa Santo Antônio dos Anjos.

 

A construção que segue em ritmo acelerado conta com trabalhos em terra e na lagoa. Toda a estrutura para produção, transporte e instalação está na fase final de implantação. Em torno de 150 trabalhadores estão diretamente atuando para a produção das aduelas, preparadas no canteiro central do consórcio, no bairro Mato Alto, em nossa cidade. Do pátio de trabalhos, as estruturas serão içadas por dois pórticos-guindastes, com capacidade de içar e transportar 60 toneladas de carga. Transportadas, as aduelas seguem para embarque nas balas de serviço e serão instaladas nos vão da ponte. A treliça de balanços sucessivos, equipamento que fará o içamento e instalação das aduelas, das balsas até a ponte, já está no porto de Navegantes. Todo o aparato veio de Portugal para Laguna, para ser utilizado exclusivamente nas obras da ponte. Cada aduela com, aproximadamente, quatro metros de comprimento pesa acima de 30 toneladas. As aduelas serão acrescidas de abas laterais, para dar a largura de pistas, que variam de 24 a 26 metros.
Mais de mil trabalhadores atuam na obra
Para dar continuidade à obra, o consórcio Ponte de Laguna está recrutando trabalhadores em toda a região Sul catarinense, além de outros estados brasileiros. A quantidade efetiva de profissionais na obra passa dos mil contratados, sendo que, quando alcançar a capacidade máxima de atividades, cerca de mil e seiscentos trabalhadores estarão envolvidos na construção da ponte. A ocupação dos dormitórios, construídos no canteiro central, passou da metade das acomodações ocupadas. Das 648 vagas previstas (162 quartos), 330 trabalhadores moram nos dormitórios, 51% das vagas disponibilizadas. Os ocupantes são profissionais vindos de outros estados. O consórcio disponibiliza transporte para quem mora em Laguna e municípios próximos, reservando os leitos no canteiro para quem vem de fora. No canteiro, os trabalhadores são servidos de café-da-manhã, almoço e jantar, bem como toda a infraestrutura necessária para a vivência. Os quartos tem capacidade para quatro trabalhadores, com banheiro em cada acomodação e sistema de climatização com disponibilidade de aquecimento ou resfriamento do ambiente. Na área de vivência será construída quadra para prática de esportes e exercícios físicos e já dispõem de sinal Wi-Fi de internet nos cômodos.
Trabalhos em terra e na lagoa
Tanto em terra firme quanto no leito da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, o consórcio Ponte de Laguna mantém trabalhos em ritmo acelerado em duas frentes de trabalho. Em continuidade a estrutura da cabeceira Norte da ponte, estão atuando trabalhadores, equipamentos e balsas nas proximidades do bairro Cabeçuda. A segunda frente está no meio da lagoa, onde os primeiros pilares do vão estaiado são construídos. Próximo da cabeceira Norte, os quatro pilares recebem trabalhos para construção das travessas, onde serão instaladas as aduelas, dando forma às pistas elevadas. Estes pilares foram os primeiros iniciados na sequência construtiva no leito da lagoa. Na lagoa, longe da margem, a execução dos pilares contam com o apoio das balsas-ilhas, trabalhando em conjunto, na construção dos dois mastros do vão estaiado da ponte sobre o Canal de Laranjeiras. O projeto de engenharia da ponte prevê que as pistas serão construídas em paralelo ao vão estaiado, sendo todas as partes encaixadas no final. Ao todo serão construídos 32 pilares, dezesseis em cada base, para dar sustentação aos mastros, sendo que quatro estão finalizados e oito camisas metálicas estão fixadas ao leito. Na construção dos pilares para suportar o vão estaiados, a profundidade de fixação dos cilindros metálicos (camisas) é feita abaixo dos 50 metros da superfície. Depois da instalação das camisas metálicas no leito, é feita a escavação para preenchimento com a ferragem e concreto, para formar o pilar. A ponte para travessia do Canal de Laranjeiras terá 2.830 metros de comprimento, com 52 vãos, nos quais serão instaladas 134 estacas para os pilares de sustentação, formados pela junção de camisas metálicas para a escavação e preenchimento com concreto. Os trabalhos vão continuar nesta semana, dentro das condições de tempo estável, propícias para a navegação com balsas.
Em terra ou na lagoa, os cuidados devem redobrar
Usuários da BR-101 Sul e moradores dos bairros de Cabeçuda e Mato Alto, devem atentar a movimentação para carga e descarga de camisas metálicas no km 310 ao km 313 da rodovia, trecho inserido em aglomerado urbano com intensa movimentação de pedestres. As peças, transportadas individualmente, percorrem tanto a rodovia federal quanto a SC-436 (acesso de Laguna a BR-101), até o embarque em balsa. Neste ponto em diante, os cuidados são na água: o transporte de insumos pela Lagoa Santo Antônio também requer atenção e cuidados dos pescadores artesanais e turistas que utilizam lanchas ou jet-skis. Os motoristas que trafegam pela BR-101 Sul ou pela SC-436 devem ficar atentos quanto à entrada, saída e movimentação de caminhões entre Cabeçuda, passando pelo Mato Alto e entrando no Canteiro Central do consórcio Ponte de Laguna. Para a carga e descarga dos cilindros metálicos, utilizados para construção dos pilares da ponte, os caminhões realizam a manobra de entrada sobre a pista simples, interferindo na movimentação de veículos. O DNIT e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recomendam aos motoristas não pararem os veículos no acostamento para visualizar a manobra de carga ou descarga, bem como para observar o andamento da obra. Além de tumultuar o tráfego da rodovia, a parada expõe os usuários a acidentes. Pedestres devem manter distância dos trabalhos na frente de obras. Todo o processo de carga e descarga de equipamentos e suprimentos é acompanhado por técnicos do consórcio Ponte de Laguna e por profissionais treinados pelas empresas responsáveis pelo transporte e depósito, além da fiscalização dos técnicos do DNIT. Pelas dimensões dos equipamentos, são utilizados transportes especiais para comportar a carga.
Da pista para a lagoa, os cuidados continuam
Depois de carregada em balsas de serviço, as camisas metálicas seguem para a frente de trabalho na Lagoa Santo Antônio. Nesta semana, o consórcio Ponte de Laguna concentra os trabalhos na construção dos dois mastros estaiados da ponte, onde as atividades são realizadas em balsas-ilhas, plataformas ancoradas para a realização das atividades. Os pescadores artesanais ou os turistas que circulam pela lagoa Santo Antônio com lanchas ou jet-skis devem atentar a circulação das balsas de serviço, transportando peças, camisas metálicas, trabalhadores e combustível, navegando do Canteiro Central até a frente de obras. Os pescadores e turistas devem observar o espaço sinalizado com boias metálicas, onde o canal de serviço foi dragado para circulação das embarcações envolvidas na construção da ponte. Pelo tamanho e velocidade, as embarcações maiores utilizadas na obra não podem realizar a manobra evasiva para desvio dos barcos de pesca que ingressarem na área de obras. Por isso, é pedido aos pescadores e demais pessoas que evitem a ancoragem no canal sinalizado destinado às balsas de transporte, bem como evitem a pesca próximo das balsas-ilhas, onde há a movimentação de equipamentos, principalmente dos guindastes. Há duas balsas-ilhas ancoradas para a construção dos mastros. Ao todo, serão utilizadas de 25 a 30 balsas para transporte e construção em água da ponte para travessia de Cabeçuda e Canal de Laranjeiras.
Da construção para a conscientização da comunidade
Em conjunto com a construção da ponte para travessia do Canal de Laranjeiras, diversas ações socioeducativas são realizadas pelo consórcio Ponte de Laguna e pelo DNIT. No dia 22 de março, o consórcio realizou atividades para comemorar a semana da Água. Foram realizadas dez apresentações de teatro de fantoches em escolas estaduais e municipais de Laguna e Pescaria Brava, com temática voltada para conscientização do uso correto da água e preservação do meio ambiente. A temática “Água, fonte de Vida” foi escolhida para direcionar as ações, que serão realizadas em escolas de Laguna e Pescaria Brava e também no canteiro de obras do consórcio. As atividades começaram nesta segunda-feira, 18, com realização de um Diálogo Diário de Excelência (DDE), ferramenta de interação utilizada junto aos trabalhadores, realizada todos os dias antes do trabalho iniciar. Também foi organizada agenda de atividades para escolas, com concurso de desenhos para alunos da rede pública de Laguna e Pescaria Brava e distribuição de prêmios para as melhores artes selecionadas. Além do concurso, os estudantes receberam a visita de teatro de fantoches “O Canto da Floresta”, apresentado pelo ator, diretor e roteirista Antônio Pinto Salazar. No dia 22 de março, alunos das escolas de ensino básico Santo André, de Capivari de Baixo e Professora Iracy Virginia Rodrigues, da Barranceira, em Laguna, recolheram restos de plástico, papel e metal para reciclagem. A ação foi organizada pelo consórcio e contou com a presença de 44 alunos das duas escolas, além de agentes da Empresa de Supervisão e Gerenciamento Ambiental (ESGA), contratada pelo DNIT para a duplicação da BR-101 Sul e Polícia Ambiental. A coleta foi parceria entre o consórcio Ponte de Laguna e a Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama). Na semana de 13 a 17 de maio, o consórcio realizou a apresentação de filme com temática voltada para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, para estudantes do ensino médio da EEB Saul Ulysséa, de Cabeçuda. A data de 18 de maio foi instituída como dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes, e, dentro desta temática, profissionais do consórcio realizam atividades com a população vizinha às obras da ponte. Entre as ações propostas pelo consórcio esteve a apresentação do filme “Anjos do Sol”. Após a exibição do vídeo foi aberto um canal de diálogo com os jovens, onde são abordados os impactos positivos e negativos, que grandes obras ocasionam no cotidiano das comunidades vizinhas ao empreendimento. Jovens na faixa etária de 14 a 17 anos, de seis turmas da escola, têm espaço para dialogar, absorvendo o conteúdo de conscientização proposto. O diálogo com os estudantes reflete o respeito com os profissionais envolvidos na construção, e deles com a comunidade. Muitos dos contratados são de outros estados brasileiros, com outras culturas e hábitos, acrescentando novas práticas sociais na vida cotidiana dos bairros lindeiros, principalmente ao Canteiro Central, onde há os alojamentos. Nesse contexto, as ações realizadas pelo consórcio junto aos jovens da escola Saul Ulysséa busca apresentar esta nova realidade, que é ter uma grande obra na comunidade. Segundo o consórcio, a ação repassou conteúdo para aproximadamente 200 jovens, atendendo a demanda proposta pelo próprio estabelecimento de ensino. A linguagem utilizada nos diálogos é de fácil absorção, direcionada para o público acadêmico nas séries finais. Em complemento à veiculação do filme e dos diálogos em sala de aula, o consórcio organizou blitz no trânsito de Laguna, na sexta-feira (17), no posto da Polícia Militar do bairro Portinho. No evento foi distribuída panfletagem com dicas de segurança e colagem de adesivos. As ações de conscientização contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes se estenderam também para aos trabalhadores da obra. A reprodução dos filmes “Anjos do Sol” e “Sonhos Roubados” está sendo feita no Canteiro Central, sendo direcionado principalmente para quem está alojado nos dormitórios disponibilizados.
(Com a colaboração de Muriel Albônico)

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