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Pesquisa Fecomércio-SC sobre a temporada de verão mostra contratação e faturamento em alta

Estação do sol, praia e das férias para milhares de brasileiros, o verão representa o principal período para o turismo catarinense, época em que o comércio de rua e shoppings centers e o segmento hoteleiro precisam expandir ainda mais seu atendimento para atender à demanda de visitantes. Com o objetivo de mapear as características do turista e o impacto econômico para o empresário do setor, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) divulgou quarta-feira (13) o resultado da Pesquisa Fecomércio-SC Turismo de Verão em Santa Catarina – Temporada 2013. Para realizar o estudo, foram entrevistados turistas da Região Sul (Laguna e Imbituba), Norte (São Francisco do Sul, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombas) e Capital, entre os dias 3 de janeiro e 1º de março. Já nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, foram ouvidos os empresários.

A pesquisa em detalhes
Perfil do turista – Dados da pesquisa revelam que nesta temporada, no litoral de Santa Catarina, predominaram turistas de 31 a 50 anos, assalariados e autônomos, sendo 45% de homens e 55% de mulheres. O tempo de estada, em média, durou 10,5 dias, sendo que a permanência mais prolongada foi no Litoral Sul (Laguna e Imbituba), com 12,6 dias. Em Florianópolis, a média de estada aumentou em 2013, com 10,1 dias, contra 6,65 dias em 2012. O turista gastou cerca de em R$ 2.085,26 para passar a temporada em Santa Catarina. No mercado de trabalho, a contratação de novos funcionários atingiu a média estadual de 6,8 pessoas por empresa. O aumento na Capital, em relação ao mesmo período do ano passado, foi considerável, com um salto de 3,72 novos colaboradores para 7,5 neste verão.

Movimento bom no comércio – O movimento no comércio foi considerado bom pelos empresários catarinenses (57%), com destaque para o Litoral Norte, onde a avaliação foi mais positiva, com 62%. O cliente que mais gastou no comércio foi o da Capital (R$ 248,48), seguido do Litoral Sul (R$ 238,08) e Litoral Norte (R$ 156,04), sendo a forma de pagamento mais utilizada em todas as regiões o cartão de crédito ou à vista. No ano passado, em Florianópolis, o cliente gastou R$ 113,56 a menos no comércio, fechando o valor médio de R$ 134,92. O faturamento teve alta em relação ao mesmo período no Verão de 2012 em todo o Estado, com 6,7%. A região que obteve maior ascensão foi o Litoral Sul, com 13,3%. Florianópolis alcançou 6,5% e o Litoral Norte, 5,6%.

Idade, ocupação profissional e renda – Na Capital, a visita das mulheres ocupou o topo do ranking (56%), com idades entre 31 e 50 anos. Os jovens, entre 18 e 25 anos, também foram destaque. No quesito ocupação profissional, os assalariados lideraram, seguidos de autônomos e funcionários públicos. A renda dos turistas em Florianópolis variou entre R$ 1.418 e R$ 6.109. No Litoral Norte, onde a pesquisa abrangeu as cidades de São Francisco do Sul, Itajaí (Praia Brava), Balneário Camboriú e Costa Esmeralda (Itapema, Porto Belo e Bombas), entre os visitantes, os homens foram a maioria (52%), com idades entre 31 e 50 anos, também com destaque para os assalariados. A renda média mensal foi mais elevada que a Capital, de 3.764 a R$ 6.109, atingindo o percentual de 31%. Os que ganham acima desse valor (33%) declararam renda média superior a R$ 7.965. No Litoral Sul, onde o estudo focou as cidades de Laguna e Imbituba como em Florianópolis – a maior parte de turistas foram mulheres (65%), assalariados, com renda média de R$ 1.418 a R$ 3.763. A motivação pela escolha de veranear em Santa Catarina foi especificada pelo turismo de sol e praia, com afirmação de 94,8% no Litoral Norte, 84,2% no Litoral Sul, e 87,4% em Florianópolis. Pelo menos 52% dos turistas disseram que pretendem visitar outra cidade do Estado. Os locais visitados mais citados na pesquisa foram Balneário Penha, Balneário Camboriú, Bombas e Bombinhas, Porto Belo, Itajaí, Blumenau, Joinville e Brusque.

Mais catarinenses – Os catarinenses lideraram o turismo no litoral este ano (28%). Mais da metade dos turistas (51%) no Litoral Sul eram do Estado. A segunda colocação ficou com os gaúchos, que ocuparam o percentual de 35% no Litoral Sul e 22% em Florianópolis. Os paulistas ficaram com a terceira posição, atingindo 19% na Capital e 12% no Litoral Norte, seguidos dos argentinos, que preferiram visitar a Ilha de Santa Catarina (14%). A maioria dos turistas não veio pela primeira vez ao Estado (68%).

Impactos Econômicos (visão do empresariado) – A pesquisa da Fecomércio também entrevistou 526 empresários do comércio, espalhados em Florianópolis, Litoral Norte e Litoral Sul. Os ramos variaram entre bares e restaurantes, vestuário, supermercados, hotéis e pousadas, padarias, farmácia, entre outros. A média de contratação de novos funcionários na temporada de verão atingiu o percentual de 45% das empresas, sendo que Florianópolis liderou com 7,5 pessoas, seguida do Litoral Sul, com 6,7, e Litoral Norte, com 6,4. Entre os serviços oferecidos aos clientes em Florianópolis, 87% do comércio investiu em funcionários capacitados ao atendimento, seguido do recebimento de cartão de crédito internacional (85%) e estacionamentos (82%). O investimento em áreas para fumantes foi o quesito que menos teve a atenção do comércio, com 9%. No Litoral Norte, a capacitação dos colaboradores também foi a ação de maior foco dos empresários, com 92%, seguido do investimento em banheiros (86%). No Litoral Sul, o banheiro foi o principal investimento da região, com 82% de adesão dos entrevistados. O segundo fator que levou atenção dos empresários foi a oferta de cartão de crédito internacional (80%).

Faturamento do comércio – Quanto à variação do faturamento, cada região apresentou um comportamento diferente. Florianópolis teve aumento do faturamento em relação ao verão de 2012 de 6,5%, e de 3,9% em relação ao mês anterior. O Litoral Norte teve crescimento do faturamento em relação aos meses comuns do mesmo ano, 5,6%, e em relação ao Verão de 2012 o aumento percebido foi de 28,1%, resultado muito expressivo. Situação semelhante ocorreu no Litoral Sul, onde o crescimento em relação aos meses anteriores foi de 13,3% e o aumento em relação ao mesmo período do ano anterior, foi de 19,9%.

Meio de transporte – O carro próprio (47%) e o avião (32%) foram os principais meios de transporte utilizados pelos turistas em Florianópolis, sendo que 22% vieram do Rio Grande do Sul, Estado que, pela proximidade, contribui ao uso do carro. Os paulistas representaram 19% entre os visitantes que preferiram o avião como meio para aproveitar a alta temporada na Capital. No Litoral Norte e Sul, a maioria dos turistas chegou de carro, 76% e 85%, respectivamente. O uso do avião ficou entre 3% e 5%.
Visita a comércios e gastos – O estudo também apurou qual a intenção dos turistas de visitarem o comércio e quais as regiões que mais o atraíram. Em Florianópolis, 48% dos visitantes declararam ter intenção de visitar o centro da cidade e 33%, o comércio de praias. No Litoral Norte, a maioria também afirmou a preferência por visitar o comércio do centro (69%). No Litoral Sul, a preferência pela visita ao comércio foi o de praias (49%), contra 39% do comércio no centro da cidade. O valor médio dos gastos dos turistas em Santa Catarina ficou em R$ 2085,26, sendo que o Litoral Norte levou a maior fatia, com R$ 3.230,27, seguido da Capital, com o gasto de R$ 3.161,39. O item que mais pesou no bolso foi o pacote turístico, que ficou na média de R$ 1.856,08 em todo o Estado.

Pontos positivos e negativos – Na avaliação geral do turista que visitou Santa Catarina, a receptividade dos moradores foi o quesito que mais agradou (53%). A hospedagem e a oferta de salva-vidas nas praias também foram avaliadas como boas (51%). O comércio, o serviço de orientação ao turista e a infraestrutura das praias levaram a fatia de 47%, também na lista positiva.Como o maior ponto negativo apontado pelos entrevistados, o Estado deixou a desejar na oferta de Táxis – 6% votaram como péssimo o serviço, e a infraestrutura de praias teve 5% de avaliação negativa. Em Florianópolis, entre os pontos positivos mais citados estão a gastronomia (59%) e a avalição do comércio (58%). A receptividade dos moradores também foi apontada como ótima por 45% dos visitantes. Já a infraestrutura viária foi avaliada como péssima por 6% dos entrevistados. No Litoral Norte, a infraestrutura de praias (56%) e a disponibilidade de salva-vidas nas praias (55%) estiveram entre os pontos positivos da região. Já o Litoral Sul, o serviço de orientação ao turista ganhou destaque na boa avaliação do turista. A segurança pública foi avaliada como péssima por 14% dos visitantes.
As regiões pesquisadas: Litoral Sul= Laguna e Imbituba. Litoral Norte= São Francisco do Sul, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombas. Florianópolis (Capital).

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