Paisagismo & Jardinagem

Paisagismo & Jardinagem

Olá! É com muita alegria e respeito a todos os leitores que início este novo desafio, escrever semanalmente, sobre plantas, jardinagem e paisagismo. Eu, que já vivo o paisagismo em meu dia a dia e atuo na área há seis anos, tenho a maior satisfação de poder compartilhar o que sei com você, leitor do jornal. Sou formada em Publicidade e Propaganda, já fui bancária e foi com o incentivo de meu esposo e sócio, Leonardo Joinha, que iniciei neste ramo. Leio muito, participo de cursos e feiras, estou sempre em busca de novidades na área. Amo o que faço, amo a natureza.
Aqui, irei tratar semanalmente de um tema diferente. Falarei sobre as plantas, com a Jóia da Semana. Darei dicas, idéias e muita inspiração para você trazer a natureza para mais perto de sua vida.
Sendo assim, vamos falar então de natureza! Ontem começou a Estação das Cores e Perfumes. A Estação que antecede o verão, em que o clima já começa a esquentar, em que as flores abrem com mais abundância, em que os pássaros cantam lindamente e o dia começa a escurecer mais tarde. A Primavera. Por isso, nada mais justo que começar falando da notável Primavera!
Falo da Jóia da Semana – Bougainvillea Glaba, também conhecida como Primavera.
Nome Científico: Bougainvillea glaba
Nomes Populares: Primavera, Buganvile, Ceboleiro, Flor-de-papel, Roseta, Três Marias
Família: Nyctaginaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Trepadeiras
Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil
Altura: 4,7 a 6 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Poucas flores são tão representativas da chegada da Primavera quanto o arbusto trepador que leva o nome dessa estação do ano. De fato, assim que o frio vai embora e as chuvas dão uma trégua, aqui e ali, pipocam as primeiras primaveras, emprestando a muros e calçadas cinzentos sua floração exuberante e de cores intensas.
Conhecida também por buganvília, deve esse outro nome popular ao francês Louis Antoine Bougainville, que descobriu a espécie em uma viagem ao Brasil, em 1790, e a levou para Paris. Logo, a Primavera tornou-se tão popular lá quanto aqui, e hoje, variedades híbridas resistem a climas mais amenos – até mesmo frios. Prova disso é que essa trepadeira virou uma das preferidas dos japoneses para se fazer bonsais.
A Primavera pode ser cultivada tanto como trepadeira, apoiada em muros ou cobrindo pérgulas, quanto como arvoreta – para isso, deve receber podas regulares de formação, que vão criar uma copa densa e arredondada. O local escolhido para plantio não deve ser de passagem, uma vez que a planta possui pequenos espinhos ao longo de todos os galhos.
Do branco puro ao vermelho vivo, há variedades de Primavera de muitas cores, com pétalas simples ou dobradas, de tamanho comum ou anão. Uma curiosidade é que suas coloridas “flores” são, na verdade, folhas modificadas (brácteas) que envolvem pequenas flores amareladas que ficam na pontinha dos ramos.
Dicas
1 – Caso seja plantada em vaso, deve-se atentar ao tamanho a ser utilizado. Lembre-se: o vaso limita o crescimento da planta.
2 – A Primavera (Bougainvillea Glaba) adora luz e cresce melhor quando posicionada para receber sol total. Ela precisa de pelo menos cinco horas de sol por dia.
3 – Ela enfraquece com o excesso d’água, mas também não gosta de solo ressecado. Regue o suficiente para deixar o solo úmido, mas não tanto para deixar a planta enxarcada. Cerca de duas vezes por semana.

Maria Ila M. P. Borges – Empresária e Jardinista – ilapinheiro@yahoo.com.br

Deixe seu comentário