Saúde

Outubro Rosa: Postos de Saúde com horários ampliados

Outubro é o mês oficial de combate ao câncer de mama e de colo do útero em mulheres. Este ano, dentro da programação do Outubro Rosa, todos os postos de saúde da cidade estão com horário ampliado para consultas com o médico ginecologista. “Mulheres que trabalham o dia todo terão a oportunidade de fazer o preventivo e os exames necessários depois das dezoito horas, sem contar que à princípio alguns postos agendarão consultas até mesmo para às 20h”, disse a coordenadora da atenção básica do município, Raquel Xavier. As agentes comunitárias de cada comunidade estão fazendo uma triagem e os agendamentos conforme a necessidade de cada localidade. Todas as segundas-feiras do mês ( dias 6,13, 20 e 27) serão destinadas para o trabalho de conscientização numa tenda montada em frente à Unidade Móvel do OdontoSesc (no pátio do Ceal), com uma equipe estando no local e distribuindo material informativo e orientações sobre a prevenção da doença.O dia “D” será numa sexta-feira (17), na Praça Dr. Paulo Carneiro, em frente ao Mercado Público, oferecendo serviços gratuitos durante o dia inteiro.
Câncer de mama
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto quanto dos glóbulos mamários. O câncer da mama é o tipo que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Câncer de colo de útero
Câncer de colo de útero, também conhecido por câncer cervical, é uma doença de evolução lenta que acomete, sobretudo, mulheres acima dos 25 anos. O principal agente da enfermidade é papilomavírus humano (HPV), que pode infectar também os homens e estar associado ao surgimento do câncer de pênis. Antes de tornar-se maligno, o que leva alguns anos, o tumor passa por uma fase de pré-malignidade, denominada NIC (neoplasia intraepitelial cervical), que pode ser classificada em graus I, II, III e IV de acordo com a gravidade do caso. Embora sua incidência esteja diminuindo, o câncer de colo de útero ainda está entre as enfermidades que mais atingem as mulheres e levam a óbito no Brasil.

Deixe seu comentário