Religião Variedades

Monumento Santa Paulina em Imbituba

Imagem do projeto em 3D de como ficará Marcelo analisando o molde da cabeça - Ao lado dele  encontra-se o molde da mão direita

Com previsão de término para dois anos e meio, o monumento em homenagem a Santa Paulina, está sendo construído no alto do Morro Mirim (morro da antena), em Imbituba. Quando concluído medirá 46,5 metros de altura, sendo um dos maiores do mundo, podendo ser visto num raio de 15 quilômetros. Só para se ter uma ideia, o do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, mede 38 metros de altura. Na vizinha cidade, além do monumento, murais contarão (em quatro idiomas) a história da Santa e sua ligação com a cidade portuária. Um mirante com vista panorâmica de toda a cidade, também fará parte do complexo que contará com um espaço de quatro mil metros quadrados de área, toda arborizada, com previsão de receber mensalmente a visita de 30 mil pessoas.
Os moldes
Para construir o monumento, foram produzidos moldes em isopor. As partes do corpo que foram esculpidas servem de moldes para a confecção das formas em fibra de vidro que, posteriormente serão acopladas ao conjunto civil da obra para a concretagem. O responsável pela obra é o artista plástico Marcelo Francalacci, que possui mais de 30 anos de experiência na área. Compõem a equipe Marcos Carvalho da Silva e Robson da Silveira Ramos. Foram necessários 205 metros cúbicos de isopor para produzir os moldes.
Construtora
A empresa MK Construções LTDA, da cidade de União da Vitória (PR), é a responsável pela execução da obra, e terá um prazo de 30 meses para a conclusão do trabalho. Passados 30 dias da ordem de serviço, as atividades da empresa, concentram-se, neste momento, na primeira etapa de terraplanagem bem como a instalação do pátio de obras.
1º Milagre
O primeiro milagre de Santa Paulina foi registrado em Imbituba há 50 anos, no dia 23 de setembro de 1966, no qual foi reconhecida a cura instantânea, perfeita e duradoura de Eluíza Rosa de Souza, que possuía uma doença complexa: a morte intrauterina do feto e sua retenção por alguns meses, extração com instrumentos e revisão do útero, seguida de grande hemorragia e choque irreversível. O caso foi discutido e, posteriormente, o Papa João Paulo II ratificou em decreto aprovando as conclusões da Congregação para as Causas dos Santos. A miraculada é uma das principais ativistas da causa e a prova viva do milagre.
Santa Paulina
Madre Paulina foi canonizada em 2012 e a partir dai tornou-se Santa Paulina. Ela nasceu em 16 de dezembro de 1865, em Vígolo Vattaro, Trentino Alto Ádige, no norte da Itália. Aos 9 anos, em 1875, a italiana migrou com a família para Vígolo, em Nova Trento, na Grande Florianópolis.

Deixe seu comentário