Paisagismo & Jardinagem

Jóia da Semana – Samambaias –

samambaiasamambaia-2

Quem nunca teve uma samambaia em casa ou presenciou na sala ou varanda de algum parente ou amigo? Essa planta valoriza qualquer ambiente! Não é de hoje que sua beleza é apreciada. Hoje, no paisagismo, a samambaia tem várias aplicações. Também pudera, além da forma clássica a qual estamos acostumados, ela possui inúmeras variações. Podemos utilizar a samambaia suspensa numa sala, varanda, escritório, etc. Também podemos fazer um rico jardim vertical, composto só de samambaias ou também com variações dela. Podemos plantá-la no chão e criarmos um lindo maciço de folhas crespas. No aparador, num cachepot com a mini samambaia havaiana, no lavabo, na cozinha, enfim em quase todos os lugares podemos aproveitar a beleza desta planta. Mas, para que ela fique sempre bonita, devemos prestar atenção aos cuidados necessários.
Que tipo de vaso usar
As samambaias podem ser plantadas em qualquer vaso desde que o mesmo não retire a umidade ideal para as raízes. No caso de vasos de cerâmica é importante utilizar um impermeabilizante interno para impedir que a própria cerâmica absorva a umidade da terra, desidratando as raízes das plantas. Um vaso muito utilizado era o de xaxim, porém com a proibição devido ao risco de extinção desta planta, que também é uma samambaia, substituiu-se o mesmo pelo coxim (vasos de fibra de coco).
Terra ideal
As samambaias são plantas altamente exigentes em umidade no solo. Dessa forma, o ideal é utilizar no plantio um substrato (composto por matéria-prima de origem vegetal, animal ou de processamentos da agroindústria), pois além de ser orgânico, esse produdo possui alta capacidade de retenção de água. Além disso, estes condicionadores de solo possuem nutrientes e matéria orgânica em sua composição que garantem às plantas mais saúde e crescimento radicular e foliar por um maior período de tempo.
Plantio
Para se fazer o plantio da samambaia, é importante antes, fazer uma drenagem no vaso. Essa drenagem pode ser feita colocando-se uma camada de 5 cm de brita, argila expandida, isopor, etc. Posteriormente, completa-se todo o vaso, até a borda, com o substrato próprio, faz-se um buraco referente ao torrão que contém as raízes da samambaia, planta-se a muda e aperta-se em volta para que ela fique bem firme. Depois do plantio, deve-se molhar o vaso e completar com mais substrato, se houver necessidade.
Condições para crescimento
Samambaias são plantas que crescem na sombra e meia sombra e em locais de alta umidade. Porém não gostam de locais onde há ventos constantes. O vento desidrata a planta mais rápido que o Sol, pois retira das folhas as microcamadas de umidade formada para manter as mesmas hidratadas. É importante manter o vaso da samambaia sempre úmido. Plantas com pouca rega ficam amareladas e suas folhas secam rapidamente.
Adubação de crescimento
Assim como todas as plantas, as samambaias apresentam excelentes resultados quando recebem nutrientes ricos em nitrogênio. É através dos nutrientes que as plantas realizam o seu crescimento radicular e foliar, coloração esverdeada das suas folhas e aumento das brotações. Essa adubação deve ser feita a cada 15 dias.
Cortes de mudas
Como as samambaias são plantas que apresentam muitas folhas, seu crescimento é acelerado após a adubação. É importante que após o enchimento do vaso, seja feito o corte ou separação das mudas, para que esse crescimento não sufoque as novas brotações.
Convido você a seguir a página da Jóia Garden no facebook, onde posto mais informações sobre jardinagem e paisagismo. Lá, você também vai poder me enviar mensagem com suas dúvidas e sugestões (www.facebook.com/joiagarden). Obrigada. Plantar faz bem para você e para todo o meio. Experimente!

Por:
Maria Ila M. P. Borges
Empresária e Jardinista
ilapinheiro@yahoo.com.br

Deixe seu comentário