Paisagismo & Jardinagem

Jóia da Semana – Crisântemo –

Oi, tudo bom? Diante da semana de Finados que está se encerrando, me surgiu uma curiosidade que resolvi compartilhar aqui com vocês. Por que é que a flor mais vendida para se levar aos entes queridos na data de 02 de novembro é o crisântemo? Você sabe por que? Então vamos conhecer mais sobre o Crisântemo e destacá-lo como a Jóia da Semana!
As flores, de uma maneira geral, simbolizam o ciclo da vida. Elas são parte de um complexo sistema vital. Cientificamente, elas são a parte reprodutora das plantas e têm uma grande importância para o equilíbrio da natureza. Elas representam um recomeço, uma vida nova, pois é a partir delas que nascem outras plantas e outras formas de vida.
A flor Crisântemo tem sua origem na Ásia. Recebe o nome científico de Chrysanthemum, que significa “flor de ouro” em grego, visto que sua cor original é amarela. Faz parte da família das margaridas. Na China, ele é considerado uma flor sagrada. Flor do mês de outubro, cultivada há mais de 2500 anos. A princípio era considerada como uma das quatro plantas da nobreza, assim como o bambu, a orquídea e a ameixeira. Só os nobres podiam cultivar crisântemos. Também era usada como remédio para dor de cabeça. Suas pétalas usava-se nas saladas e as folhas para se fazer uma bebida.
No Japão, é a flor de setembro e as primeiras mudas chegaram no país final do séc. IV, vindas da China. Acredita-se que foi levado para o Japão pelos budistas. É um dos símbolos do país do sol nascente, sendo que o próprio trono do Imperador era conhecido como o “Trono do Crisântemo”.
Foi levado para a Europa no século XVII, onde graças a alterações genéticas e ao trabalho de botânicos e cultivadores, surgiram diferentes variedades de cores. Hoje em dia é possível encontrar crisântemos roxos, vermelhos, brancos, cor de rosa e cor de laranja.
Em Malta, na Itália, as pessoas acham que dá azar ter Crisântemo no interior das casas, uma vez que a flor está associada a mortos e funerais. No mundo ocidental, é a flor do mês de Novembro, também está associado a funerais. No mercado brasileiro, boa parte das variedades encontradas é descendente de plantas oriundas do Japão. Elas começaram a se disseminar por aqui com a chegada dos imigrantes daquele país a partir do início do século passado. O Brasil também conta com cultivares de origem européia, trazidas por holandeses que se estabeleceram aqui.
Após pesquisar em diferentes fontes, descobri que o Crisântemo tem vários significados. Na Ásia, por exemplo, esta flor significa felicidade e é sinônimo de uma vida cheia e completa. No caso do branco, existe a crença que ele simboliza verdade e sinceridade. De acordo com o taoísmo (religião chinesa), o crisântemo é um símbolo de simplicidade e perfeição. Como é uma flor típica do Outono, também significa tranqüilidade e é visto como um mediador entre o céu e a terra, a vida e a morte.
Fiquei satisfeita com essas informações. Deu para perceber que ele realmente tem um fator místico que o difere de outras flores. É conhecido no mundo todo e sua origem é muito antiga. Ainda há muito que se saber a respeito desta flor.
Muitas pessoas o associam com Finados e por isso não gostam de ter em casa. É uma bela flor, com grande variedade de cores e tipos. Não vejo problema em cultivá-la em casa, pois além de levar um lindo colorido ela também está repleta de significados positivos.
Um pouquinho de história também é bom para conhecermos e valorizarmos determinada planta! Fiquem em paz e até a próxima.
Estou a sua disposição no meu email ilapinheiro@yahoo.com.br ou no facebook da Jóia Garden, onde convido você a curtir esta página e ficar mais por dentro das novidades sobre paisagismo.

Por:
Maria Ila M. P. Borges
Empresária e Jardinista
ilapinheiro@yahoo.com.br

Deixe seu comentário