Happy Hour

Happy Hour 16/12

Não é só um filme #STARWARS

Ontem estreou mais um filme da saga Star Wars. Este é o oitavo filme da série, mas não o oitavo da cronologia. Explicando rapidamente: Na década de 70 e 80 foram lançados os 3 primeiros filmes. Episódios 4, 5 e 6. Sim, se você não sabe, a história começa no final. Depois, nos anos 2000, foram lançados os episódios 1, 2 e 3. Em 2015 lançaram mais um filme, o episódio 7. E neste ano, mais precisamente ontem (15 de dezembro), foi lançado um spin-off chamado ‘’Rogue One, uma história Star Wars’’. Este filme se passa num período de tempo entre os episódios 3 e 4, contando uma história de um grupo diferente, que não são aqueles personagens tradicionais que conhecemos na cronologia principal. Mas mesmo que você não tenha visto nenhum filme, provavelmente sabe do que estou falando. Ou já deve ter ouvido falar ou visto alguma imagem, como esta que ilustra a coluna.
Star Wars, desde o seu lançamento, se tornou um fenômeno mundial, mudando a história do cinema e da cultura pop. Engana-se quem pensa que a ‘’modinha’’ é recente. Aliás, pode-se dizer que esta é uma das modas mais duradouras que já vivemos. Nem as calças boca-de-sino ou os cabelos de tigela duraram tanto tempo quanto os sabres de luz e o poder da Força.
Quando estreou, lá em 1977, Star Wars nem parecia ser um filme que faria tanto sucesso. Tanto que estava disponível em apenas 50 cinemas dos EUA. Nem os produtores da Twentieth Century Fox acreditaram que a ideia de George Lucas daria tão certo, por isso cederam pra ele os direitos de comercialização da marca, ou seja, todos os lucros provenientes de bonecos, livros, camisetas e tudo mais relacionado ao filme, iria para os bolsos do querido Georginho.
Mas apesar da pouca fé de alguns, o filme fez um baita sucesso e, algumas semanas depois, já estava passando em mais de mil cinemas dos Estados Unidos. Inclusive, naquele ano, o filme foi recorde de bilheteria, faturando quase o dobro do campeão do ano anterior, o aclamado longa de Steven Spielberg, Tubarão. E, como se não bastasse, Star Wars foi um sucesso no mundo inteiro, sendo considerado um dos primeiros blockbusters a atingir os quatro cantos do mundo. Por conta disso, ficou mais de dois anos em cartaz nos cinemas ao redor do planeta e sua arrecadação mundial bateu todos os recordes de anos anteriores. E falando em arrecadação, ao longo desses 40 anos, a franquia já faturou mais de 7 bilhões de dólares, só em bilheteria no cinema!!
Os motivos para este fenômeno são vários e não vou conseguir abordar aqui, mas convido a acompanhar mais detalhadamente em meu blog: www.ideiaquecontagia.com.br/blog. Lá vou destrinchar com muito mais detalhes, imagens e vídeos. Mas, por hora, cito um dos principais motivos: os efeitos especiais. Hoje em dia vemos o filme da década de 70 e não acreditamos em como as pessoas gostavam daqueles efeitos. Mas para a época em que foi lançado eles representaram um marco importante na história do cinema. Muitos efeitos foram produzidos em computador, uma coisa totalmente fora do comum na época. Grande parte dos cenários foram filmados usando miniaturas, criando sensações de perspectiva e movimento como nunca foi visto antes.
Outro grande mérito de George Lucas foi criar uma história tão cativante e universal. O drama familiar da trama, os personagens bem construídos, uma história fácil de acompanhar e entender, mas que ainda sim tem suas surpresas, foram elementos fundamentais para o sucesso. E ainda temos um detalhe importante: a história se passa numa galáxia muito distante. Ou seja, dificilmente algum grupo, nação ou raça vai se sentir incomodada com este filme. E em uma época de guerra fria, onde o mundo estava dividido, um filme que fala de seres e conflitos de uma galáxia bem longínqua, tinha tudo pra ser um sucesso em todos os cantos.
O sucesso foi tão grande, em tantas partes do mundo, que Star Wars virou um ícone da cultura pop, presente em músicas, séries, camisetas, bonecos, livros e até uma religião! Sim! Os seguidores dos preceitos da Força são conhecidos como Jedaístas e já estão espalhados por todo o mundo. No censo inglês de 2001 foram mais de 390 mil pessoas que se declararam Jedis, o equivalente a 0,8% da população, superando o número de adeptos do budismo e do judaísmo.
Portanto, isso dá a este filme uma credencial para entrar no seleto grupo das coisas que transcendem a razão. Respeite a fé do próximo. Star Wars não é só um filme! Que a Força esteja com você!

www.ideiaquecontagia.com.br  //  www.facebook.com/ideiaquecontagia 

Deixe seu comentário