Variedades

Cerveja made in Laguna

Após um período de estudo nos Estados Unidos, Vinícius Müller Bratti regressou ao Brasil com novas ideias e formas de ver a vida. Um dos hábitos vivenciados durante sua temporada em terras estrangeiras, foi o da fabricação de cerveja em casa, hábito muito comum entre as famílias americanas. O que inicialmente era tido como tarefa um tanto demorada e trabalhosa, foi ganhando a simpatia do acadêmico de Arquitetura e Urbanismo que conheceu amigos que já realizavam esta experiência, fator decisivo para fazê-lo adentrar este universo: “Inicialmente cogitei uma parceria, para que fizesse uma sociedade, mas não obtive exito. Decidi então começar sozinho, pesquisar como se fazia a cerveja e estudar a respeito, para que eu pudesse entender todo o processo”, explica. O próximo passo, foi a aquisição dos equipamentos: “Pesquisei em sites que vendiam produtos para cerveja caseira e para minha surpresa havia alguns muito bons com muitos materiais. Comprei panelas, uma de 68,4 litros, para fervura e outra de 44,5 litros para filtragem, além de flanges, termômetros, filtro, arruelas, borrachas e extensor, entre outros”, recorda Vinícius que após a aquisição dos apetrechos tinha a certeza de que começava ali a história de um cervejeiro caseiro. A bagagem adquirida no exterior deu o embasamento necessário para as primeiras experiências: “ Não recebi ajuda alguma. Acho que devo ter visto mais de 300 vídeos em inglês e um livro em especial, também estrangeiro, o qual devorei em apenas uma noite, leitura que foi essencial e que me fez aprender muito e serve de base até hoje”. Sobre este universo, ele sintetiza: “Minha vida mudou completamente depois de ter conhecido este novo mundo que é muito amplo de cervejas artesanais, festivais de cerveja, livros, novas amizades com o mesmo hobby em comum, que me estimulam a uma paixão cada vez maior ainda sobre o assunto”.
Projeto de Conclusão de Curso
Ainda este ano, o acadêmico apresentou seu trabalho de conclusão de curso, o qual propõe uma cerveja sustentável: “ Fiz inúmeras pesquisas em cervejarias e sites relacionados. Ainda pretendo me especializar, prestando consultoria para outros entusiastas que queiram montar sua própria fábrica. Até cogito a possibilidade de abrir uma com meus familiares, não sei ao certo onde e nem quando, mas já estou trabalhando nisto”.
Preferências
Como um mestre cervejeiro caseiro, Vinícius já possui suas predileções: “ Gosto muito da I.P.A., a Indian Pale Ale, que é o estilo que mais faço. É nórdico, feito para embarcações, lupulado para aguentar longas viagens. O lúpulo é um conservante natural da cereja e o alcool acaba por diminuir o risco de contaminação”, explica.

Vinicius explica um passo a passo resumido para quem tem interesse em fazer a cerveja em casa: 1º O malte é moído; 2º A água é colocada para esquentar; 3º O malte moído é colocado em infusão; 4º Deixar este procedimento cerca de uma hora, sob 65 a 70 graus; 5º Filtragem; 6º É adicionado água pra alcançar a quantidade prentendida para final da fervura; 7º O produto é fervido por uma hora e depois resfriado; 8º Decantação do trub.

Deixe seu comentário