Capa JL em capas

Edição 1050

Carnaval 2015: Desfile das escolas de samba será definido ainda hoje

Todo o governo municipal, sob o comando do prefeito Everaldo dos Santos está envidando todos os esforços para que a cidade venha a ter no próximo dia 14, o tradicional desfile das escolas de samba, inclusive com a municipalidade desistindo do apoio para o carnaval de praia e propondo a secretaria de Estado do Turismo a transferência dos recursos diretamente para as entidades carnavalescas. Ontem mesmo o prefeito Everaldo esteve na capital, com a definição devendo acontecer ainda nesta sexta-feira.
O DESFILE DE SÁBADO
Em se confirmando a sua realização, a novidade deste ano, no setor, é que todas as escolas, em comum acordo poderão decidir por realizar o desfile na noite de sábado (14), a partir das 21h, com a ordem, segundo a Liga Independente, sendo constituída pela Vila Isabel, Brinca Quem Pode, Mocidade Independente, Xavante e fechando com a Democratas, com cada uma delas ficando com o tempo mínimo estipulado de 45 minutos e máximo de 55 minutos.

OS ENREDOS
Em se confirmando a realização do desfile, a Brinca Quem Pode virá com “Vinho, néctar dos Deuses, o mais antigo. Um brinde à vida!”, a Vila Isabel com “A diversidade da energia que move o mundo”, a Mocidade Independente com “Cerveja: um presente dos Deuses. A Mocidade pede a saideira e vai embora de táxi”, a Xavante com “Kéramos (terra querida) a necessidade da evolução humana” e os Democratas com “Gramado, seus encantos e sabores”, homenageando a bela cidade da serra gaúcha. Agora é torcer para que tudo dê certo, o desfile seja confirmado e as escolas venham às ruas para o tradicional pré-carnaval.
CARNAVAL DA PRAIA
Confirmadíssimo, o carnaval da praia deverá ser realizado a partir do dia 13, contando com shows nacionais e os blocos Rosa, Pangaré, Skentaí, Camarote Babalaô, Pinto Loco e da Pracinha, só para ficarmos com os principais.

 

HOSPITAL DE LAGUNA
Com faixas apresentando “Um dia de paralisação por seus direitos de receberem o pagamento dos salários e do 13º e também por condições materiais de atendimento”, funcionários do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, ontem (22) promoveram um dia de protesto, em frente a nossa importante casa de saúde e atendendo somente casos excepcionais. Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Felipe Remor, o município está rigorosamente em dia, com o problema estando nos repasses do governo federal, sempre com atraso. Por parte do município, disse Remor, está tudo em dia, até porque a orientação do prefeito Everaldo dos Santos é para que os créditos do Hospital sejam priorizados. Sabe-se que o Hospital também tem a receber em torno de R$ 250 mil do governo do Estado, fruto do programa de cirurgias eletivas já realizadas. Procurada, a presidente Regina Ramos dos Santos, confirmou o que Remor havia falado. Ontem no final da tarde, surgiu a informação de que o ministério da Saúde havia feito o repasse para o município e este para o Hospital.
Governo Federal
O Ministério da Saúde, por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS), adiou novamente os pagamentos do Teto Financeiro da Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC) referentes aos atendimentos realizados pelo hospitais em dezembro de 2014. Os hospitais beneficentes que já amargavam déficits financeiros assustadores, recentemente tiveram um significante atraso nos pagamentos referentes a produção de novembro, causando novas despesas com juros bancários, que ainda não foram quitados. Além disso, foram surpreendidos novamente com o estorno do pagamento da primeira parcela de 2015, que desde o dia 16 de janeiro aparecia no sistema para ser efetivado, mas foi cancelado. Com isso, ontem (21/01) foi efetuado novo empenho, que pode levar até cinco dias para que o pagamento seja efetivado na conta dos gestores estaduais e municipais, e só depois repassado aos hospitais.

 

Gastronomia: O MELHOR DE LAGUNA
Dando continuidade a série que dá destaque a gastronomia local, nesta edição, o JL abre as páginas dos cardápios da Mix Chopperia, Geraldo Restaurante e Restaurante Caiçara e apresenta aos leitores algumas dicas dos pratos que podem dar o sabor para o seu fim de semana.

 

 

 

 

Deixe seu comentário