Presidida pela Vereadora Tanara Cidade de Souza (PT), a sessão desta semana foi marcada pela emoção e reconhecimento, pela homenagem prestada ao sr. Arão Silvino de Medeiros que está completando 100 anos de idade, motivo de Moção de Aplausos proposta pela presidente do Legislativo, como forma de celebrar o centenário de vida de seu Arão, que será comemorado hoje, 8.
Do Bananal
Natural de Bananal, o homenageado é considerado uma das personalidades vivas que atravessam e testemunham as transformações históricas do município. Aliás, entre suas contribuições marcantes, destaca-se a participação na construção da ponte Henrique Lage, importante ligação entre Laguna e a região sul do estado.
Desde a década de 50, ele reside no bairro Magalhães, onde construiu sua trajetória familiar e comunitária. Músico talentoso, por 46 anos integrou a Sociedade Musical Carlos Gomes e cujo envolvimento foi encerrado em 97, aos 72 anos, deixando um legado musical reconhecido por gerações.
Sua dedicação à cultura lagunense,em 2018 foi lembrada em um tributo especial, com a execução da valsa “Saudades de Laguna”, de Pedro Raymundo, pelo maestro Deroci de Oliveira, como forma de exaltar sua contribuição artística.
Homem de fé e dedicado à família, foi casado com Dona Pedra Maria,já de saudosa memória e com quem teve os filhos Maria de Lourdes, Lucimar, Aroldo, Maria Aparecida, Zulamar, Adilton, Adriano e Adilson (este último já falecido). O aniversariante é ativo no Movimento de Irmãos, da Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes.
A Moção de Aplausos reconhece a vida pautada pelo trabalho, pela música, pela fé e pelo amor à Laguna.
Duas sessões
Na segunda-feira, 4, o Legislativo lagunense realizou as sessões relativas a 31ª e 32ª Sessões Ordinárias da 20ª legislatura.
A volta de Valdomiro
O vereador Valdomiro Barbosa de Andrade (MDB), após um período em licença, reassumiu sua vaga. Já Hirã Floriano (PL) e Jaleel Farias (PSD), ausentes, tiveram suas faltas justificadas.
Alimentos
Na abertura sessão,foi ouvida a engenheira Juliana Cândido, de alimentos, feminista, presidenta interina da REAFRO/SC – Rede Brasil Afroempreendedor de Santa Catarina, militante do Coletivo de Mulheres Negras Júlia Chrispina do Nascimento, e também membro do Comitê da Região da AMUREL, que articula coletivos, organizações e lideranças negras da região na construção da 2ª Marcha das Mulheres Negras.
Em sua fala, lembrou o 25 de julho, Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela, mulher quilombola e liderança política que resistiu à escravidão no século XVIII.
IRMÃ VERA E TÍTULO DE CIDADÃO
Nos trabalhos do dia 4, foi aprovada a prorrogação por mais 30 dias da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) 001/2025 que apura possíveis irregularidades na gestão da Fundação Irmã Vera (FIV). Cidadão Lagunense
Rozinaldo Cidade Matos presente a sessão, recebeu o Título de Cidadão Lagunense, de autoria do vereador Anderson Silveira de Souza (Podemos).
Requerimentos
Entre os requerimentos protocolados, estão solicitações para que o Executivo realize a reforma no portal de entrada da cidade, com as melhorias necessárias, que seja feito na estrada do canal da Madre, nas proximidades da divisa com Tubarão, a elevação da mesma, em ao menos um metro de altura naquele trecho de 350 metros, informações sobre a forma que está se destinando/descartando a areia recolhida na Av. Rio Grande do Sul/Maurílio Kfouri, entre outros. Todos aprovados por unanimidade.
Ao todo, foram apresentados doze Requerimentos, duas Moções e sete Projetos de Leis.
Próxima sessão
A próxima sessão está marcada para segunda-feira, 11, às 18h.
RESUMO – 31ª SESSÃO ORDINÁRIA
PROJETO DE LEI N. 0056/2025 – INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL PARA A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA NO MUNICÍPIO DE LAGUNA, CRIA O COMITÊ INTERSETORIAL DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DA POLÍTICA MUNICIPAL PARA A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA – CIAMP-RUA/LAGUNA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS – APROVADO POR UNANIMIDADE (VOTAÇÃO SEGUNDA);
PROJETO DE LEI N. 0059/2025 – DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO VIGENTE DO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE LAGUNA – APROVADO POR UNANIMIDADE (VOTAÇÃO SEGUNDA);
PROJETO DE LEI N. 0060/2025 – PRORROGA A VIGÊNCIA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LAGUNA, APROVADO POR MEIO DA LEI Nº 1.811, DE 11 DE JUNHO DE 2015 – APROVADO POR UNANIMIDADE (VOTAÇÃO SEGUNDA);
PROJETO DE LEI N. 0061/2025 – ALTERA DISPOSITIVO DA LEI N. 2023/2018 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS – APROVADO POR UNANIMIDADE (VOTAÇÃO SEGUNDA);
PROJETO DE LEI N. 0022/2025 – INSTITUI A CAMPANHA PERMANENTE DE CONSCIENTIZAÇÃO “NÃO DÊ ESMOLAS, DÊ OPORTUNIDADES, NO MUNICÍPIO DE LAGUNA/SC – APROVADO POR UNANIMIDADE (VOTAÇÃO PRIMEIRA);
PROJETO DE LEI N. 0066/2025 – RECONHECE DE UTILIDADE PÚBLICA A “ASSOCIAÇÃO CULTURAL E SOCIAL DA CAPUTERA – APROVADO POR UNANIMIDADE (VOTAÇÃO PRIMEIRA);
MOÇÃO N. 0032/2025 – MOÇÃO DE APLAUSOS À ENFERMEIRA OBSTÉTRICA E CONSULTORA EM AMAMENTAÇÃO ROSINETE SILVEIRA RAMOS – APROVADO POR UNANIMIDADE (VOTAÇÃO ÚNICA);
MOÇÃO N. 0033/2025 – MOÇÃO DE APLAUSOS AO SR. ARÃO SILVINO DE MEDEIROS, COMO FORMA DE HOMENAGEÁ-LO PELO SEU ANIVERSÁRIO DE 100 ANOS, QUE SERÃO COMPLETADOS HOJE,8 – APROVADO POR UNANIMIDADE (VOTAÇÃO ÚNICA).
Deixe seu comentário
Você precisa ser cadastrado para comentar.